Central de Libras capacita servidores da Segurança Pública e da Semmu

publicado: 23/02/2022 16h21

Formação objetiva levar acessibilidade aos órgãos públicos de Parauapebas, para atendimento de excelência às pessoas surdas que procuram as repartições.

Quem viaja para outro país sem conhecer o idioma, naturalmente terá bastante dificuldades para se comunicar. É o que ocorre com as pessoas surdas, que acabam por se sentir “estrangeiras” em seu próprio país. Em Parauapebas, a prefeitura criou a Coordenadoria Municipal das Pessoas com Deficiência (Comped), que já começou a quebrar barreiras para inclusão social dos surdos.

Um passo importante para isso é ensinar os servidores do município a se comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras – principal meio de comunicação e expressão dos surdos. O curso é oferecido pela Central de Libras da Comped e este mês chegou a sua terceira turma, formada por servidores da 20ª Seccional de Polícia e da Secretaria da Mulher (Semmu).

Sabendo da importância em aprender libras, a escrivã Jaqueline Girão concorda que o curso ajuda os servidores a realizar um melhor atendimento. “Muitos surdos buscam atendimentos e muitas vezes a gente não tem essa capacitação e não consegue entender o que eles querem se expressar. Então esse curso é de suma importância pra gente. Estamos muito contentes. A expectativa é sair daqui e conseguir compreender e entender o que eles querem dizer”, diz a servidora.

Rosenilde Oliveira, assistente social na Usina da Paz, assim que soube do curso fez questão de participar. “É muito importante e está sendo muito estimulador. A gente vai poder acolher a comunidade surda nos espaços socioeducacionais, assim poderemos inseri-las ao mesmo tempo em que estamos nos inserindo no mundo das pessoas surdas”, destaca.

Novas turmas

O coordenador municipal das Pessoas com Deficiência, Edivaldo Lima, frisa que o papel da Central de Libras é garantir atendimento com excelência aos surdos. Tanto é que o curso já tem programadas novas turmas.

“Logo após o encerramento dessa turma iremos iniciar o curso de capacitação para os servidores da Saúde e assim, sucessivamente, conforme as demandas forem chegando”, adianta o titular da Comped.

Segundo o Censo de 2010, no Brasil há mais de dez milhões de pessoas com algum problema auditivo, destas 2,7 milhões são surdos. Como os dados do censo estão defasados, a Comped iniciou um diagnóstico municipal de inclusão, para saber o número oficial de pessoas com problemas auditivos em Parauapebas.

Serviço: Para você que deseja aprender libras, é só procurar a Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), localizada na rua F, n° 286, bairro União.

Texto: Marcelo Duarte

Foto: Elienai Araújo