Censo 2022 do IBGE destina 214 vagas para Parauapebas

publicado: 13/01/2022 16h16
Inscrições serão encerradas na próxima semana, dia 21. Provas estão marcadas para 10 de abril.

Você já pensou em trabalhar no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística? Se a resposta é positiva, então não deixe de se inscrever para disputar uma das vagas para recenseador, agente censitário supervisor (ACS) e agente censitário municipal (ACM).

As inscrições foram prorrogadas até o dia 21 deste mês ao valor de R$ 57,50, para recenseador, que precisa ter ensino fundamental completo, e de R$ 60,50 para agente censitário, do qual é exigido nível médio também completo. O pagamento pode ser feito até o dia 16 de fevereiro.

Ah, quem é inscrito no CadÚnico pode solicitar isenção da taxa de pagamento.

O processo seletivo está sob a responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas. Para se inscrever, acesse: https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21.

Salário, tempo de trabalho e seleção

Em todo o País, o IBGE irá recrutar 206.891 pessoas para trabalhar no Censo 2022, sendo 6.121 no Pará.

Para Parauapebas, foram destinadas 214 vagas, das quais 192 são para os recenseadores, cuja função é percorrer cada um dos domicílios da cidade. Para disputar a vaga, é preciso ter ensino fundamental completo.

O salário do recenseador depende da produtividade. Quem trabalhar mais, ganha mais. O faturamento pode chegar a R$ 1,4 mil, com apenas 20 horas de trabalho por semana.

Outras 20 vagas em Parauapebas são para agente censitário municipal, com salário de R$ 2,1 mil, e 2 vagas são para agente censitário supervisor, com salário de R$ 1,7 mil. Ambas as funções exigem nível médio completo.

A previsão é de que os recenseadores trabalhem por até três meses na coleta de dados, podendo esse prazo ser prorrogado pelo IBGE.

Se você se interessou, é bom se preparar: o processo seletivo será dia 10 de abril. Os interessados podem se inscrever tanto para recenseador quanto para agente já que as provas serão aplicadas em turnos diferentes.

Para saber mais informações, acesse o link: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/32615-ibge-prorroga-inscricoes-para-mais-de-200-mil-vagas-do-censo-ate-21-de-janeiro

Texto: Hanny Amoras
Arte: IBGE