A visitação, que começou às 7h e seguiu até às 19h, nos cemitérios foi intensa durante do todo Dia de Finados, o primeiro sem as restrições da pandemia.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, responsável pelos cemitérios da cidade, preparou uma estrutura especial para receber a população, realizando o acolhimento com a entrega de flores, velas e mensagens de conforto.
“Estamos promovendo a solidariedade aos visitantes nesse momento tão importante de lembrança e saudade de seus entes queridos”, comentou o coordenador do cemitério Jardim da Saudade, Fábio Júnior.
Muitas homenagens com músicas e missas foram celebradas ao longo do dia nos dois cemitérios da cidade. A data resgata sentimentos de saudade, amor e fé para quem costuma fazer a visita ao túmulo dos seus entes queridos no dia de finados.
“Essa lembrança que deixo para os meus entes queridos é simbólica, o importante é o que eu trago no coração de cada um deles. E esse dia é destinado pra gente fazer essa visita, essa oração, um dia que saudade bate mais forte”, destacou a professora Luciene Aparecida.
“Vir aqui significa lembrar de todas as coisas boas que tive com ele. É muita tristeza misturada com emoção. É uma saudade grande”, comentou a assistente administrativa, Gleiciane Costa que visitou o túmulo de seu esposo.
De acordo com a Semurb, mais de 10 mil pessoas visitaram os locais. Para facilitar a identificação dos túmulos, uma equipe orientou os familiares. Já fora do cemitério, os agentes do Departamento de Trânsito e Transporte (DMTT) organizaram o trânsito nas proximidades do cemitério Jardim da Saudade, localizado na Faruk Salmen.
Texto: Liliane Diniz
Fotos: Orion Lima