As quadrilhas desfilaram com suas danças juninas levando muita alegria e diversão para a população
Foi dado o pontapé inicial para a 20ª edição do Festival Jeca Tatu. Na tarde e noite deste sábado, 22, a tradicional Carroçada abriu as festividades com as quadrilhas desfilando suas danças juninas pelas ruas da cidade, levando muita alegria e diversão para a população que acompanhou a programação. A Carroçada saiu da praça da Escola Faruk Salmen, no bairro Guanabara, com chegada à Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, no bairro Cidade Nova.
“Hoje a Liajup completa 20 anos e com a carroçada no Brasil e no Norte. É a única carroçada que tem é em Parauapebas, no Pará. Vem para o Jeca Tatu, vem com a gente. Agradecer a prefeitura, a mídia, a Liajup e a cultura que faz parte dessa história”, destaca Walber Rodrigues, que é presidente de honra e um dos fundadores da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup), além de presidente da quadrilha Flor do Futucaí.
A Carroçada contou com uma vasta programação em teve a concentração dos quadrilheiros, seguido da contagem oficial das quadrilhas participantes e encerrando com a apresentação musical do Juquinha do Arcodeon, que animou os quadrilheiros com seu show. O Festival Jeca Tatu se tornou uma das maiores manifestações culturais do Sul e Sudeste do estado do Pará e esse ano traz o tema “Gente Que Brilha”.
“Esse é um momento muito importante, tanto para a juventude, quanto para o segmento cultural. Porque aqui você percebe que é uma união, é a força da juventude, é uma abertura muito importante para essa cultura nordestina que chega aqui no Norte”, afirma Flávio Voma, diretor da quadrilha Arrasta Pé, da Palmares Sul.
A quadrilha que veio da zona rural promete fazer bonito durante o festival. O diretor destaca a juventude do grupo. “A gente percebe a união dessa juventude, o respeito, o carisma, e acima de tudo, a alegria, e essa empolgação que esse jovem tem. Eu acredito que a nossa juventude, ela tem força para chegar onde quiser, e o Jeca esse ano, com essa abertura, vai representar muito”, conclui Flávio.
Uma das quadrilhas mais animadas durante a Carroçada foi a Coração do Sertão, tendo como destaque pelas ruas, a noiva Jessylane Macedo. A quadrilheira acha importante a cultura junina sendo representada na carroçada. “É algo maravilhoso, visto que a gente está trazendo a cultura para a cidade de Parauapebas e poder representar uma junina é algo gratificante. Então, venha prestigiar esse evento Jeca Tatu 2024”, diz Jessylane.
O Festival Jeca Tatu é um evento realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup). O evento começa na próxima quarta-feira, 26, seguindo até o domingo, 30, na Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo, no bairro Cidade Nova, prometendo atrair um grande público.
“Há 20 anos, a Liajupr faz esse belíssimo trabalho e a Carroçada é um patrimônio imaterial de Parauapebas, reconhecido pelo município e pelo estado”, enaltece Sandra Santos, secretária municipal de Cultura.
Texto: Fábio Relvas
Fotos: Beka Arraes e Orion Lima
Assessoria de Comunicação / PMP