Carreata Azul encerra a Semana de Conscientização do Autismo

A programação contou com cine inclusivo, visita ao BioParque de Carajás, corrida azul, entre outras atividades.

publicado: 09/04/2024 14h31

Acolhimento, cuidado e inclusão de famílias com pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) marcaram a Semana de Conscientização do Autismo em Parauapebas promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Conversas na Clínica de Reabilitação II CER II para famílias atendidas na unidade, Corrida Azul no bairro Alvorá, Carreata Azul com percurso da portaria da Floresta Nacional de Carajás ao Lago do Nova Carajás e Rodas de Conversas na Rede Municipal de Ensino fizeram parte da programação que iniciou dia 1º de abril e encerrou nesse sábado, 6.

Os pais agradeceram pela inclusão. “Tô muito feliz, a gente se divertiu no cine inclusivo, no zoológico e eu queria agradecer a Prefeitura de Parauapebas e todos que estão proporcionando isso pra gente”, disse Carpejeane Moraes, pai do Caleb. “Fomos ao cinema, estamos aqui no zoológico. Tá sendo maravilhoso pra todas as crianças. Passeamos, lanchamos, agora as crianças estão no parquinho. Só tenho a agradecer a prefeitura e a Comped [Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência de Parauapebas]”, comentou a mãe do Enzo Gabriel, Luciene Alves.

Lindsay Gonçalves e sua filha são portadores de TEA e foi a segunda vez que participaram da Corrida Azul. “Venho pra divulgar, pra todo mundo saber, porque o autismo não tem cara. Aqui eles estão em paz, brincam, ninguém julga, se tivesse todo mês seria ótimo”, sugeriu. “Eles merecem nosso carinho, apoio e atenção, não só nessa semana, mas o ano inteiro”, ressaltou o vice-prefeito, João Trindade, durante Corrida Azul.

O gestor da Comped, Geová Botelho, frisou a importância de valorizar as capacidades e respeitar os limites. “A corrida é pra mostrar que as crianças com deficiência, bem como os autistas, têm condições de participar da vida ativa na escola, na educação, no convívio social e quem sabe, futuramente, possa até sair um atleta profissional pra representar o nosso município na categoria de pessoa com deficiência. Então, isso é muito bom!”, avaliou.

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Orion Rodrigues e Comped