carnaval 2023

Carnaval da Nossa Gente 2023 homenageia Raimundo Pinto, o homem do sapato branco

publicado: 11/02/2023 11h47

Ao som de muito samba, o lançamento do Carnaval da Nossa Gente 2023 apresentou o homenageado deste ano. Raimundo Pinto, o homem do sapato branco, deixou seu legado na cultura de Parauapebas. Em 1991, fundou o Grêmio Recreativo Mocidade Independente do Primavera, que este ano leva para a avenida a história do seu fundador e seu impecável sapato branco.

A família recebeu com alegria a notícia da homenagem. Sindima Pinto, irmã de Raimundo Pinto, conta que esse período carnavalesco era uma correria para ele. “Toda a família ficou realmente muito emocionada quando soube dessa homenagem. Ele nessa época estava correndo para um lado e para o outro. Sempre a trajetória dele foi com o samba. A nossa família desde Belém é sambista. Então, quando eu soube dessa homenagem foi muito gratificante”, relembra.

Para o presidente da Liga das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Parauapebas e Região (LIABESPR), Valdiano Barbosa, a expectativa para este retorno do carnaval, após dois anos sem ser realizado, é muito grande. “As escolas trabalharam esses dois anos, mesmo não tendo carnaval. E a expectativa é grande para colocar isso na avenida. A alegria, o trabalho e, principalmente, mostrar novamente que Parauapebas tem um dos maiores carnavais da região”.

O evento contará com atrações locais e nacionais que farão a alegria dos brincantes nas quatro noites de folia. “Nós sabemos que o Carnaval movimenta muito a economia da nossa cidade. Por isso, nós entendemos que estamos investindo no Carnaval e esse investimento, de certa forma, vai atender a todos os parauapebenses”, explica o secretário de Cultura, Josafá Araújo que faz um convite para que mora na região. “Você que mora em Parauapebas, que mora nas cidades circunvizinhas, você é nosso convidado. Venha curtir o carnaval em Parauapebas!”.

Além do tradicional desfile de blocos e escolas de samba, a programação esse ano conta com uma novidade, o cordão cultural. A criançada também não fica de fora e poderá curtir a matinê.

Confira a programação completa aqui!

Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Elienai Araújo
Assessoria de Comunicação/PMP