Carnaval 2023: órgãos já se preparam para o evento em Parauapebas

publicado: 06/02/2023 16h29

O Carnaval da Nossa Gente ocorrerá no período de 18 a 21 deste mês na Praça de Eventos

Órgãos envolvidos com o Carnaval 2023 já se reuniram para alinhar as estratégias e ações. A festa mais popular do país ocorrerá de 18 a 21 de fevereiro, na Praça de Eventos, e contará com atrações musicais, matinê, desfiles de blocos e escolas de samba.

“Após dois anos de pandemia, o Carnaval da Nossa Gente volta em 2023 para levar muita alegria para a população. É uma união de esforços para que tudo saia como o planejado com harmonia e diversão para toda a família”, ressalta Josafá Gomes, secretário municipal de Cultura (Secult).

A coordenação planeja um evento organizado, que além de muita animação busca valorizar os artistas locais e impulsionar a economia com geração de renda, seja com a produção artística ou com o comércio dos ambulantes.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), estará presente nos dias de folia com orientações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. A segurança dos foliões será feita pela Guara Municipal, Polícia Militar e seguranças particulares. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) também já organiza os 30 vendedores ambulantes credenciados que vão comercializar alimentos e bebidas.

A programação oficial do carnaval 2023 será lançada no dia 10 de fevereiro, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC).

Preparativos nos barracões

Nos barracões, as escolas intensificam a produção e prometem levar muita diversão para as famílias. Os preparativos estão a todo vapor. A agremiação mais antiga é o GRES Mocidade Independente do Primavera, que vai homenagear o seu fundador, Raimundo Pinto, conhecido como o Homem do Sapato Branco.

“Ele faleceu no ano passado, ele era um pioneiro de Parauapebas, nada mais justo do que homenageá-lo contando a história dele, a trajetória dele durante os 30 anos envolvido com o carnaval do município”, conta Síndima Pinto, presidente da escola.

Outra agremiação que está em ritmo acelerado de produção é o GRES Unidos do Tropical, que vai levar para a avenida “Carajás, o coração do nosso Brasil”.

“Vamos levar para a avenida a fauna, a flora, essa natureza exuberante que existe em Carajás e qual a importância de preservá-la”, comenta Luciano Lobato, presidente da escola.

Outras duas escolas também estão em produção em alta: o GRES Acadêmicos do Liberdade e o GRES Império Arrastão Pai d’égua.

Texto: Anne Costa

Fotos: Andréa Reis e Júlia Ramos