Campeonato Municipal de Base 2025 abre temporada de valorização do esporte em Parauapebas

publicado: 15/11/2025 20h57

Com mais de 220 atletas em campo, abertura no Complexo Esportivo Rio Verde marca nova fase do esporte de formação no município.

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), dá o pontapé inicial em uma nova fase para o esporte de formação no município com a abertura oficial do Campeonato Municipal de Base 2025, neste sábado, 15 de novembro. A cerimônia de abertura aconteceu às 16h com a entrega oficial dos kits e uniformes a todos os atletas participantes, com a presença da comunidade e de representantes do governo municipal.

Ao todo, dez equipes e mais de 220 atletas entram em campo para escrever um novo capítulo da história esportiva de Parauapebas.

O Campeonato Municipal de Base nasce como desdobramento do Copão de Acesso, realizado entre maio e junho de 2025, que mobilizou 35 escolinhas de futebol, envolvendo projetos sociais, escolinhas privadas e o Núcleo Esportivo de Parauapebas (NEP). Foram essas iniciativas, espalhadas pelos bairros da cidade, que garantiram o lugar das equipes na competição oficial e deram dimensão da força do esporte de base no município.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Célia Rocha, destaca que o campeonato é resultado de um trabalho planejado, que coloca a juventude no centro das decisões da política esportiva:

“A base é nossa prioridade. Mais do que formar atletas, queremos formar cidadãos, fortalecer vínculos comunitários e garantir que o esporte siga sendo uma ferramenta de inclusão e oportunidades para nossas crianças e adolescentes.”

O diretor de Tecnologia da Prefeitura, Leonardo Medeiros, ressalta o papel do esporte na proteção e desenvolvimento da juventude:

“A Prefeitura de Parauapebas incentiva o esporte, porque o esporte é um meio de tirar os jovens da rua, de trazer ali para os jovens uma alegria, uma diversão, uma confraternização entre todo mundo”.

Para a direção de esportes da Semel, o campeonato simboliza a realização de um sonho antigo da comunidade esportiva do município. O diretor de Esporte da Semel, Adailson Silva, resume esse sentimento:

“Estamos aqui hoje para dar o pontapé inicial na primeira divisão das categorias de base do município de Parauapebas, graças à nossa gestão, que está empenhada em entregar esse sonho, porque, quando fala de base, a gente fala de entrega de sonho. E vamos abrilhantar com essas crianças”.

Dentro de campo, os atletas também sentem o impacto da iniciativa. O estudante e atleta Ariel Diniz conta o que o futebol representa em sua vida:

“Futebol para mim é muito mais do que esporte, é um jeito que a gente pode expressar os sentimentos jogando. Se a gente estiver mal, a gente joga futebol e melhora. Futebol é uma paixão para a gente”.

Ao todo, dez delegações desfilam em campo, representando os clubes: Pará Futebol Clube, Tigres de Cristo, Vila Rica, Físio Futebol Clube, Escolinha Leões, Ipiranga Futebol Clube, Dallas, Rodoviário Futebol Clube, Athletico Carajás e Águia Paraense.

Após a cerimônia, a bola começa a rolar pela primeira rodada do campeonato, com os jogos: Pará Futebol Clube x Tigres de Cristo e, em seguida, as equipes Físio Futebol Clube e Vila Rica também entraram em campo.

Com o Campeonato Municipal de Base 2025, a Prefeitura de Parauapebas reafirma que investir na base é investir no futuro da cidade, um futuro em que crianças e adolescentes encontram, no esporte, oportunidade, disciplina, respeito e esperança.

Texto: Ana Freitas
Fotos: Douglas Mota e Ana Freitas
Assessoria de Comunicação/PMP 2025