As ações que iniciaram no dia 3 deste mês, buscam despertar motoristas e pedestres sobre os cuidados no trânsito para evitar acidentes.
Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos e como prevenir acidentes, agentes do Departamento de Trânsito e Transporte de Parauapebas (Dmtt) seguem cumprindo um cronograma de atividades que fazem parte da campanha Maio Amarelo.
Esta semana, a equipe realiza ações em empresas que atuam nas minas de Carajás e na próxima quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, respectivamente, ocorrerá uma ação no Partage Shopping conduzida pelo Núcleo de Educação Para o Trânsito (NET). O encerramento da campanha será na terça-feira, 30, a partir das 17h, no Complexo Turístico.
Jornada de Trânsito
A 1ª Jornada de Trânsito de Parauapebas, realizada no dia 3 de maio, marcou o lançamento da décima edição do Maio Amarelo 2023 no município, levando para a comunidade palestras educativas de autoridades da segurança viária como Polícia Rodoviária Federal (PRF) e membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
As palestras foram introduzidas por uma dinâmica realizada pelo NET que girava em torno das escolhas que fazemos na vida e no trânsito, remetendo ao mote do Maio Amarelo 2023: “No trânsito, escolha a vida”. Flávia Loiola, supervisora da Rede de Atendimento de Urgência e Emergência (RUE), expôs dados de sinistro de trânsito que mostraram a gravidade dos acidentes de trânsito como problema urbano latente. “Precisamos entender que acidentes de trânsito são um problema de saúde pública”’, destacou, elogiando em seguida as ações educativas feitas em Parauapebas.
A técnica em segurança do trabalho Kelly Morais se inscreveu para acompanhar a Jornada de Trânsito, gostou muito do novo formato: “São informações que podemos transmitir para família, amigos e colegas de trabalho. É importante que o assunto seja tratado da forma séria como está sendo tratado hoje”, disse Kelly.
Narjara Brandão, agente de trânsito e coordenadora do Núcleo, explica que as campanhas de conscientização no trânsito são realizadas o ano inteiro, e neste mês são intensificadas. “No Maio Amarelo nós ampliamos a atividades educativas e seguimos com as ações até o fim do mês com abordagens pelas ruas, palestras em empresas, escolas e associações. O NET segue um cronograma durante todo o ano, levando a mensagem de respeito no trânsito para todos”, disse.
A campanha é desenvolvida em Parauapebas pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).
Texto e fotos: Ascom/ Semsi
Assessoria de Comunicação/PMP