Campanha de doação de sangue alcança resultados positivos

publicado: 10/02/2022 10h01

Na ação foram coletadas 143 bolsas de sangue

“A pandemia parou o mundo, mas a doação de sangue não pode parar. Doe sangue!”, esse foi o tema da campanha de doação de sangue realizada em Parauapebas no último sábado, 5.

Promovida pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), em parceria com o Hemocentro de Marabá, a campanha obteve um saldo positivo, já que durante a ação foram coletadas 143 bolsas de sangue, no qual uma bolsa poderá atender até quatro pacientes.

A estudante Luana Mantis, acompanhou o pai para incentivá-lo a doar sangue. “Na campanha passada eu doei e ele já queria doar, combinamos que na próxima campanha ele iria junto comigo e olha só, hoje pai e filha aqui doando sangue”, comemorou. O pai de Luana que é representante comercial reforça a importância deste ato. “Sempre tive vontade de doar, é uma ajuda que muita gente precisa, é importante ajudar e não custa caro”, ressaltou Antônio Francisco.

“Acidentes de trânsito, cirurgias, tudo isso aumentou a nossa demanda de sangue, uma demanda de 150 bolsas de sangue por mês em 2019 para 250 mês em 2021. Então, o que nós estamos fazendo? Estamos intensificando nossa campanha de doação aqui em Parauapebas. Sangue é vida!”, enfatiza o secretário adjunto de Saúde, Paulo Vilarinhos.

O governo municipal já discute a possibilidade de aumentar o número de campanhas de coleta de sangue na cidade, trazendo ainda mais segurança aos bancos de coleta e evitando possíveis baixas.

Sobre a doação de sangue

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso subsequente em transfusões de sangue.

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue.

A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediata após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas!

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

Texto: Ítalo Almeida

Fotos: Renato Rezende