
Com foco em doadores dos tipos sanguíneos O+ e O-, a terceira edição da campanha de doação de sangue do município deste ano chega neste fim de semana reforçando um convite especial à solidariedade: contribuir para manter os estoques em níveis confortáveis e preparados para atender quem precisa. A ação acontece neste sábado, 6, de 8h às 17h, e no domingo, 7, de 8h às 12h, na Policlínica.
Talita Nogueira, coordenadora da Agência Transfusional, destacou a importância da iniciativa e a necessidade específica desta edição. “É uma campanha muito importante para manter o estoque de bolsas de sangue do nosso município em dias. Estamos com necessidade de doadores O+ e O-. Então venha, afinal, doar sangue é salvar vidas”.
Rosangela Oliveira, doadora há mais de 15 anos, reforça como um gesto simples pode transformar realidades. “Pra gente é um gesto bem simples. Não dói, não modifica o nosso dia, não modifica a nossa vida, mas para quem recebe é uma vida inteira que a pessoa está ali recuperando de volta. Então, pra quem recebe, é uma vida; pra gente, são só alguns minutos do nosso dia. Eu me sinto felicíssima quando imagino que alguém sobreviveu por conta da minha simples doação”.
Doador há dezessete anos, seu Bernardo compartilha com emoção o que o motivou a abraçar a causa e como seu exemplo já inspira a família. “Fazer o bem olhando a quem é fácil. O bom é fazer o bem sem olhar a quem. Você não sabe para onde o teu sangue vai. Então você tem certeza de que está salvando vidas. Há quarenta anos minha mãe foi salva por um estranho, então… e eu faço esse papel porque um estranho salvou a vida dela. Então eu posso salvar a vida de uma pessoa que eu não conheço”.
A campanha integra o calendário regular de ações do município e é realizada pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hemopa. O objetivo é assegurar estoques adequados e garantir suporte seguro e eficaz aos pacientes que necessitam de transfusão.
Quem pode doar sangue?
Para ser doador, é necessário atender a alguns critérios básicos que garantem a segurança de todos:
Requisitos básicos:
- Ter entre 16 e 69 anos
— Menores de 18 anos devem apresentar autorização dos responsáveis. - Pesar 50 kg ou mais
- Estar em boas condições de saúde
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h
- Estar alimentado, evitando refeições muito gordurosas nas horas que antecedem a doação
- Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte)
Impedimentos temporários mais comuns: - Febre, gripe ou sintomas virais
- Tatuagens ou piercings feitos há menos de 12 meses
- Gravidez ou amamentação (até 12 meses após o parto)
- Uso de alguns medicamentos (avaliados na triagem)
Com que frequência posso doar?
- Homens: a cada 2 meses, podendo doar até 4 vezes ao ano
- Mulheres: a cada 3 meses, podendo doar até 3 vezes ao ano
Mais do que um ato de generosidade, a doação de sangue é um gesto que fortalece a vida. Cada bolsa doada ajuda a preparar o município para atender quem mais precisa, no momento certo. Participar da campanha é fazer parte de uma corrente de cuidado e esperança.





Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Caio Lima e Rayssa Pajeú
Assessoria de Comunicação / PMP 2025