Campanha de combate à violência contra idosos

publicado: 22/06/2022 15h01

Todas as UBS do munícipio realizam atividades relacionadas ao tema.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMDPIP), iniciou no dia 3 de junho, nas dependências da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nova, uma roda de conversa com os idosos da rede SUS. O evento é em alusão ao Dia Mundial de Conscientização a Violência contra a Pessoa Idosa.
Em 15 de junho foi definido pela ONU o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data fundamental para trazer um alerta a toda a sociedade sobre as diversas formas de violência que infelizmente ainda são praticadas contra os idosos, dados que são subnotificados em todo o país. Com o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, o número observado em 2019 que era de 53%, saltou para 77,18 mil denúncias em 2020, através do DISQUE 100.
Assim, a Saúde por meio da Supervisão da Rede de Atenção a Saúde da Pessoa Idosa (RAPI), em parceria com Conselho Municipal do Idoso, está realizando durante todo o mês de junho nas Unidades Básicas de Saúde, rodas de conversa com as pessoas idosas sobre a temática, sendo proporcionados também momentos de participação social, lazer e promoção de saúde, de forma a garantir uma atenção integral aos idosos.

Prefeitura de Parauapebas