Os estudantes foram incentivados a refletir sobre comportamentos seguros no trânsito

Uma importante parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed), Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e o Ministério Público deu origem à campanha “Criança e adolescente ao volante, perigo constante”, que tem como objetivo conscientizar sobre os riscos e ilegalidades da condução de veículos por menores de idade.
Na manhã desta quarta-feira (6), o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) realizou uma apresentação interativa na Escola Municipal de Tempo Integral Carlos Henrique, reunindo mais de 200 alunos na quadra da escola, em uma atividade educativa conduzida pelos personagens lúdicos cinegrafista Certinha e repórter Gravetinho, que aliaram diversão e aprendizado.
Durante a ação, os estudantes foram incentivados a refletir sobre comportamentos seguros no trânsito, por meio de perguntas, respostas e dinâmicas que demonstraram, de forma acessível, que apenas maiores de 18 anos, devidamente habilitados após passarem por aulas e exames teóricos e práticos, podem conduzir veículos, conforme determina a legislação brasileira.
As orientações foram reforçadas pelo agente de trânsito Ábias Nascimento, que destacou a importância do tema:
“Esse é um assunto muito necessário. Todos precisam entender que existem leis a serem seguidas. Para conduzir qualquer veículo automotor, é preciso estar habilitado com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que só pode ser obtida após os 18 anos e a conclusão de todas as etapas exigidas”, pontuou.
De acordo com o agente, o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) tem intensifica ações educativas nas escolas do município, com a expectativa de alcançar ainda mais instituições até o fim do ano, reforçando a mensagem de que menores ao volante representa um risco real à segurança de todos.
A diretora da Escola Carlos Henrique, Iolanda Silva de Araújo, ressaltou a relevância da parceria: “Nossa escola já trabalha a formação cidadã dos alunos, inclusive reforçando o comportamento no trânsito. Mas, quando esse trabalho é somado ao conhecimento técnico e especializado dos agentes, o impacto é ainda maior, por isso, fizemos questão de contar com a presença do DMTT”, afirmou.
As abordagens educativas tiveram continuidade na escola nesta quinta-feira (7), contemplando outras turmas da instituição.








Texto: Sara Nascimento
Fotos: Lucas Fernandes
Assessoria de Comunicação / PMP 2025