Campanha 16 dias de ativismo inicia nesta sexta-feira, 19

publicado: 17/11/2021 16h19

Presente no Calendário Oficial de Eventos do Município e instituída pela Lei nº 4.873, a campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas é realizada anualmente pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). A campanha terá início nessa sexta-feira, 19, com o tema “As mulheres se fortalecem na diversidade”.

A abertura do evento será realizada na praça Mahatma Ghandi às 19h e contará com apresentações de dança, música, exibição de documentários e uma exposição fotográfica em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.

“Vai ser uma campanha bem rica de conhecimento, ela é bem cíclica e vai estar junto com o projeto Caravana da Semmu em Todos os Cantos. Nós vamos fazer rodas de empoderamento e várias ações na zona rural. Enfim, vamos desenvolver os dezesseis dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, explica a coordenadora de planejamento da Secretaria da Mulher, Duca Pereira.

A campanha compreende datas importantes que marcam a luta pela equidade de gênero e raça com o objetivo de garantir os direitos das mulheres, conscientizando a sociedade sobre a necessidade da erradicação de todo tipo de violência contra a mulher, bem como a divulgação dos mecanismos de amparo às vítimas de violência por meio da realização de ações socioeducativas e preventivas.

As principais datas da campanha são o Dia Nacional da Consciência Negra celebrado em 20 de novembro e Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres em 25 de novembro. No mês seguinte a programação inicia com o Dia Mundial de Combate à AIDS em 1 de dezembro. E no dia 6, a Campanha Laço Branco que tem como foco a Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres. Finalizando os 16 dias de ativismo, em 10 de dezembro celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Clique aqui e veja a programação completa da campanha!

Texto: Morgana Albuquerque

Assessoria de Comunicação/PMP