Caminhada do ‘Dia D’ de combate à dengue foi realizada nesta sexta-feira em Parauapebas

publicado: 26/11/2021 13h26

Durante o percurso, os participantes fizeram orientações à população sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

A Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na manhã desta sexta-feira(26) uma caminhada de conscientização de combate à dengue. A ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas (DMTT), aconteceu no bairro Rio Verde.

A caminhada do “Dia D” teve concentração na Praça Dom Pedro I e percorreu mais de seis ruas e finalizando na rua 7 de setembro.

Durante o percurso, os agentes distribuíram panfletos e deram orientações à população sobre cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

De acordo com dados do boletim epidemiológico de notificação de casos de dengue em Parauapebas o bairro foi escolhido devido o registro de mais de 15 casos somente este ano configurando um crescente aumento de casos de Chikungunya comparando com o mesmo período de 2020 onde foi registrado apenas 08 casos.

“Após a visitação domiciliar dos Agentes de Combate as Endemias (ACE’s), no período de 22 a 25 de novembro, a Semsa realizou um balanço e identificou-se que foram visitados mais de 3 mil imóveis, entre eles residências, comércios e terrenos baldio, os moradores foram orientados a realizar a limpeza dos ambientes, descartando lixo/entulhos e no próximo dia 29, segunda-feira a equipe da Semurb irá recolher”, explica a Diretora da Vigilância em Saúde, Michele Ferreira.

Texto e Foto: Nívea Lima

Assessoria de Comunicação / PMP