Caminhada contra o trabalho infantil reforça importância de proteção às crianças

No mês de junho, diversas outras ações fazem parte da campanha de Erradicação do Trabalho Infantil, que este ano tem como tema “Trabalho infantil não é brincadeira!”.

publicado: 11/06/2022 14h36

Mensagens de conscientização sobre o trabalho infantil foram passadas ao longo do percurso da caminhada, realizada na sexta-feira, 10. Os participantes saíram da rotatória da rua 14 com destino à Concha Acústica, na rua F, levando como principal mensagem: Diga não ao trabalho infantil e convidando a todos para estarem juntos nessa luta.

O combate ao trabalho infantil é realizado durante todo o ano por unidades ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e outros órgãos municipais. “Nós intensificamos as ações no mês de junho por causa do dia 12, que é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”, explica Lucineide Santana, coordenadora de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).

A luta visa conscientizar a sociedade quanto a necessidade de uma maior proteção a esse público prioritário, com o aprimoramento de medidas de prevenção, dando às crianças uma infância com oportunidades para estudar e brincar, possibilitando um futuro mais promissor. “É importante a gente mobilizar a sociedade contra o trabalho infantil das nossas crianças do município de Parauapebas. Precisamos conscientizar a população a dizer não também ao trabalho infantil”, conta Vânia Monteiro, secretária de Assistência Social.

Ao longo do mês de junho outras ações em alusão a campanha de Erradicação do Trabalho Infantil serão realizadas no município. A programação tem o objetivo de reforçar o enfrentamento a essa violação de direito e conscientizar a todos sobre a importância de denunciar esta prática que rouba a infância de crianças. Para a diretora técnica da Semas, Vanuza Lira, “é uma campanha nacional e a gente no mês de junho prioriza ela como campanha para a secretaria, para estarmos trabalhando em todos os bairros da cidade, nas unidades de CRAS e CREAS”, comenta.

Na próxima terça-feira, 14, será realizado o Seminário de Erradicação do Trabalho Infantil, a partir das 8h, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).

Texto: Morgana Albuquerque

Fotos: Renato Resende