Busca de focos do Aedes Aegypti para combate às doenças é intensificada

publicado: 19/01/2023 13h54

A população deve redobrar os cuidados para evitar a dengue, chikungunya e zica durante o período de chuvas.

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa a toda população que no período de janeiro a dezembro de 2022, o município apresentou 1.186 casos de dengue, sendo 1.175 casos de dengue clássica, dez de dengue com sinais de alarme e 01 caso de dengue grave. Em relação a Chikungunya foram registrados dez casos e felizmente, não houve apontamento de casos de Zika Vírus.

Em 2023, até o momento apresentamos 17 casos suspeitos de dengue. Ainda no ano passado, os agentes de endemias da Semsa visitaram todos os bairros e regiões em busca de focos do mosquito. Além das vistorias em imóveis, também é realizado o trabalho de análise laboratorial dos diferentes tipos de larvas encontradas do Aedes aegypti, mosquito causador destas doenças.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde do município, Michele Ferreira, os esforços para combater este mal devem ser múltiplos, ou seja, cada um fazendo a sua parte.

“Vejo que temos avançado em relação às técnicas para combater o mosquito transmissor, que a população está alerta em relação aos cuidados necessários, evitando deixar caixas d’água abertas e locais com água parada. Temos que realmente ser vigilantes, e sabendo que se cada um fizer a sua parte, este mal não irá nos atingir” finalizou.

Para Gilberto Laranjeiras, secretário municipal de saúde, “não existe técnica melhor do que cada um vigiar do seu próprio lar. A dengue é um assunto sério, buscamos capacitar nossas equipes para melhorar ainda mais as ações em cada bairro, e contamos sempre com a parceria da população”, frisou o gestor da pasta.

Como prevenir:

– Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;

– Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo, e as recicláveis guardadas fora da chuva;

– Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;

– Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras, sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;

– Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;

– Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;

– Lonas, aquários, bacias e brinquedos devem ficar longe da chuva;

– Coloque terra/areia no centro, ou entre as folhas, das plantas que acumulam água. Retire ou fure os pratos dos vasos expostos à chuva.

Texto: Ítalo Almeida

Arte: Ascom

Assessoria de Comunicação/PMP