

Quem passou pela avenida E, esquina com a rua 10, no bairro Cidade Nova na noite dessa quarta-feira, 27, se deparou com uma blitz diferente. A Secretaria da Mulher (Semmu) realizou abordagens de sobre os direitos das mulheres e os canais de denúncia em casos de violência, como parte da campanha Agosto Lilás.
Durante a blitz, a equipe da Semmu, promoveu uma abordagem sensível, explicando a importância da denúncia e os recursos disponíveis em Parauapebas para as mulheres em situação de violência. “Estamos aqui para alertar e receber você, mulher, que é vítima de violência. Se você sofre qualquer tipo de violência, denuncie! O que sempre falamos é que ‘não é não’. A secretaria está de portas abertas para oferecer todo o apoio necessário”, afirmou Luana Cristian.
A secretária da Mulher, Beatriz Ramos, destaca os relevantes serviços prestados pela rede de atendimento à mulher de Parauapebas. “Desde janeiro, temos buscado dar o devido destaque para essa secretaria tão importante e temos conseguido feitos inéditos. Estamos empoderando mulheres por meio dos cursos da Casa de Mainha e buscando fazer com que, cada vez mais, as mulheres de Parauapebas saibam da existência da Semmu e busquem nosso apoio para sair de situações de violência”.
A Patrulha Maria da Penha também participou da blitz. “O número de mulheres que aceitam ser fiscalizadas pela Patrulha Maria da Penha tem aumentado, graças ao atendimento e apoio oferecidos pela Secretaria da Mulher”, destacou a inspetora Siloé Souza. “Para quem está enfrentando um momento difícil, meu recado é: liberte-se! Você não está sozinha. Existe uma rede de apoio pronta para ajudar”, conclui.
As ações do Agosto Lilás seguem até o final do mês com as palestras de conscientização nas empresas locais.


Serviço
Se estiver em situação de violência ou conhecer alguém que está, ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) ou 190 (emergência). Você também pode contar com apoio psicológico, jurídico e social ofertados pela Semmu, que fica localizada na rua Rio Dourado, s/n, bairro Beira Rio.
Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Marcos Afonso
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025