Black Friday: Procon realiza campanha para orientar os consumidores

publicado: 12/11/2021 11h56

A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e muitos consumidores deixam para fazer compras nesta data à procura de grandes descontos, por isso é importante você ficar atento para não cair em “ciladas”, como propagandas enganosas, golpes e fraudes.

Para auxiliar os consumidores, o Procon Municipal de Parauapebas realiza uma campanha que visa alertar as pessoas para melhor aproveitarem a Black Friday 2021 sem dores de cabeça, como explica Evellyn Melo, coordenadora do Procon.

“O Procon vem realizando, junto aos comerciantes, recomendações para o grande momento promocional, para que o evento, de fato, atenda a sua finalidade, fomentar o mercado com promoções efetivas aos consumidores, tudo em conformidade com o que preconiza o código de defesa do consumidor, bem como ainda promove a orientação aos consumidores, para que fiquem atentos e possam, de fato, aproveitar as promoções para conquistar aquele produto ou serviço que tanto esperava, pedimos ainda aos consumidores que promovam as denúncias de eventuais irregularidades que identificarem, por ocasião das compras”, detalha Evellyn.

Para evitar transtornos e melhor aproveitar as promoções, é preciso que o consumidor fique atento às orientações, entre elas estão: os preços, a garantia, política de troca e entrega. 

Consumo consciente

O primeiro passo para o consumo consciente é ter certeza se há a necessidade de realizar a compra e definir quanto você pode gastar sem comprometer seu orçamento. Lembrando que o ideal é não comprometer mais de 30% de seus rendimentos com dívidas.

Estima-se que o Brasil tenha mais de 60 milhões de pessoas endividadas e a metade deste total não conseguem mais pagar suas dívidas, ou seja, estão superendividados. As principais causas são a banalização do crédito e a ausência de educação financeira.

O CDC passou por mudanças, após a sanção da Lei Federal 14.181/2021, que busca prevenir e solucionar o superendividamento dos brasileiros. Segundo o tratamento dado aos superendividados pelo CDC, é possível os consumidores buscarem um atendimento para apresentar soluções de pagamento, garantindo seu mínimo existencial e liquidando suas dívidas.

Reclame e denuncie

No caso de constatação de qualquer abuso e irregularidade, contate o Procon nos seguintes canais: 

– Telefone: (94) 3346-7252 / (94) 3346-7253 ou 151

– Email: procon@parauapebas.pa.gov.br ou fiscalizacao.procon@parauapebas.pa.gov.br

– Endereço: Rua Araguaia, nº 40 – Rio Verde.

Texto: Procon Parauapebas

Fotos: Renato Resende