Um movimento iniciado por micro e pequenas empreendedoras de Parauapebas começa a tomar corpo no município com o apoio da prefeitura: a realização de bazares na cidade, para impulsionar as mulheres que iniciaram no ramo dos negócios e que ainda precisam de um direcionamento.
E, para que as vendas sejam ainda melhores, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden) decidiu ir além: começará a capacitá-las para enfrentar o mercado. “A gente vem aí com o Sebrae como parceiro para qualificar essas mulheres e para dar consultoria a elas também através da Sala do Empreendedor, para que esses negócios sejam consolidados”, informou a coordenadora de Empreendedorismo Feminino da Seden, Lídia Abreu.
A experiência começou com 33 empreendedoras do bairro da Paz, que no último sábado, 9, das 8 às 20 horas, conseguiram atrair centenas de compradores para a Praça Faruk Salmen, com a oferta de produtos que agradam, em cheio, a mulherada e que também são boa opção para presente.
Roupas, bijuterias, semijoias, biojoias, cosméticos, acessórios. Estava tudo lá, muitos vendidos com até 50% de desconto. “Maravilhosa essa peça aqui. Preço maravilhoso. Gente, acredita, custou R$ 20”, contou a técnica em Administração Antônia Marques, para exibir, toda sorridente, o colar de biojoias que havia comprado. “A feira está incrível”, avaliou ela.
“É uma feira que representa muito para o empreendedorismo feminino de Parauapebas. Hoje, a gente está aqui num marco, num segundo momento e a tendência é desse bazar crescer cada vez mais. Com toda a força que a prefeitura vem dando, Parauapebas hoje eleva o empreendedorismo feminino de uma forma muito ampla”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento, Mariano Junior, que prestigiou o bazar ao lado do secretário especial de Governo, Wesley Costa, e do vereador Josivaldo da Farmácia.
A empreendedora Solange Dornelas, do segmento de cosméticos, resumiu a importância do bazar para elas: “O bazar é um evento que está nos ajudando muito. Ajuda a mulher a ser mais independente, a ser uma mulher mais empoderada, ter seu próprio dinheiro, a não depender do marido nunca mais”. E as vendas? “Já começaram bombando logo de manhã”, afirmou uma animada Solange.
Mais bairros serão contemplados
Ainda neste semestre, o Bazar das Empreendedoras será levado pela Seden para outros bairros de Parauapebas diante da manifestação das mulheres em participar do movimento. “A gente vai fazer um rodízio dentro da cidade porque se trata de uma política pública para abranger todo esse mundo de empreendedoras”, anunciou o secretário Mariano Junior.
A coordenadora Lídia Abreu adiantou que grupos de mulheres estão sendo formados, inclusive, por segmentos “pra gente fazer ações voltadas para elas também, além das capacitações e acompanhamento para seus negócios”.
Em data ainda a ser definida, porém marcada inicialmente para maio deste ano, a Seden planeja fazer uma feira somente para os brechós, por exemplo. “É um grupo que ainda está aberto para novas mulheres que queiram participar”, avisou Lídia Abreu.