Bairro Novo Brasil recebe serviços do programa Semsi + Ação

publicado: 18/10/2021 12h51

Nesta sexta-feira, 15, centenas de moradores do bairro Novo Brasil lotaram a Escola Municipal Deyse Lorrena para receber atendimentos do programa Semsi+Ação, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

A iniciativa teve a parceria das secretarias de Saúde e de Educação do município, Instituto Mix de Profissões, Conselho Tutelar, Cartório Eleitoral e Associação de Moradores do Bairro Novo Brasil.

A emissão de documentos registrou grande demanda, com 609 atendimentos entre RG, CPF, título eleitoral, carteira de trabalho, serviços da Junta Militar e cartão de estacionamento do idoso e Pessoa com Deficiência (PcD).

Para o morador Manoel César Serra a ação foi muito importante, tendo em vista que as pessoas não precisam ir para bairros mais distantes. “O trabalho é muito importante. Tem pessoas carentes que precisam, mas muitas vezes não conseguem fazer documentos porque é caro, então isso faz muita diferença na nossa vida”, destacou ele.

Por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram oferecidos 169 atendimentos, entre eles vacinação, testes rápidos, consultas médicas, além de serviços da Unidade Móvel Ginecológica e do Ônibus Odontológico. Dona Maria Aparecida de Jesus, de 70 anos, realizou o teste para detecção de covid-19 e contou que ficou satisfeita com a atenção que recebeu das equipes. “Vim fazer o teste de covid, foi ótimo fazer aqui, assim não preciso ir para longe”, contou a idosa.

Denis Assunção, titular da Semsi, disse que a ação é extremamente importante para garantir à população mais acesso aos serviços. “O objetivo principal do Semsi + Ação tem sido alcançado, que é levar os nossos serviços para mais perto da comunidade. Temos observado que esse trabalho faz a diferença para várias pessoas, que muitas vezes, têm dificuldade para se deslocar até determinado órgão para receber atendimento”, destacou.

Os moradores contaram também com atividades lúdicas para as crianças, corte de cabelo, orientações da Defesa Civil sobre como proceder em situações de riscos, apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal, além de conhecer os serviços dos órgãos vinculados à Semsi: Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Centro de Controle e Operações (CCO), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), e também do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Texto: Joice Lima
Fotos: Leila Silva e Irisvelton Silva