Avaliação médica e psicológica faz parte das etapas para contratação via PSS

publicado: 08/03/2024 08h23

A Prefeitura de Parauapebas informa que para a contratação dos novos servidores por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS), os candidatos passam pela avaliação médica e psicológica, previstas em edital e fundamentais para o pleno exercício das funções públicas.

Na avaliação psicológica, uma equipe de psicólogos da Prefeitura de Parauapebas realiza os atendimentos e aplicação dos testes, que são de acordo com o nível de conhecimento exigido para cada função. As instruções são passadas de forma humanizada e os testes iniciam somente quando todos sinalizam terem compreendido a dinâmica.

No PSS 01/2024 foram convocados 1285 candidatos às vagas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e apenas 1% (um porcento) deles não passaram na avaliação psicológica. Outros 11% (onze porcento) das pessoas faltaram à fase de habilitação e também foram eliminadas do PSS, conforme previsto no item 14.5 do edital que diz: “A contratação do candidato fica condicionada ao resultado dos exames médico, físico e mental”. Portanto, seguiu-se com a contratação de 1135 novos servidores públicos do município, ou seja, 88% (oitenta e oito porcento) dos convocados.

O PSS é um modelo de contratação previsto em lei e que está sendo seguido com transparência, de acordo com as normas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), pela Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Administração e Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH).

A equipe da CTRH segue empenhada para atender todas as fases dos processos seletivos em andamento e tem trabalhado incansavelmente para garantir a lisura e eficiência dos mesmos, dentro dos curtos prazos para realização. Para isto, os servidores estão em atendimento diuturnamente e em total dedicação a essa demanda.

Assessoria de Comunicação/PMP