VOLTA ÀS AULAS

Aulas do segundo semestre da rede municipal de ensino de Parauapebas são iniciadas

publicado: 02/08/2022 15h59

A volta às aulas na rede pública municipal de Parauapebas, do segundo semestre de 2022, teve início na manhã de hoje, 2 de agosto. Durante esta semana, são esperados nas 75 unidades educacionais do município mais de 48 mil estudantes da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O momento de acolhida em todas as escolas foi mais que especial, contou com uma verdadeira festa: com ornamentação, personagens de contos infantis e muitas mensagens de boas-vindas. Tudo pensado para garantir uma recepção calorosa aos jovens e crianças, depois de suas merecidas férias.

O secretário de Educação, José Leal Nunes, visitou algumas unidades educacionais para acompanhar a retomada das atividades. Ele avaliou o momento como tranquilo e de bastante expectativa, tanto por parte dos estudantes, quanto dos educadores.

“Queremos dar as boas-vindas aos nossos alunos, dizer que os nossos professores já fizeram o planejamento e estão preparados para recebê-los, além do mais é um semestre com muita expectativa. Tenho certeza que será também de muita aprendizagem”, enfatizou o gestor.

O planejamento pedagógico inicial dos professores ocorreu na segunda-feira, 1º de agosto, período em que os técnicos-pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram da oficina “Aprendizagem Baseada em Projetos”, ministrada pelo professor José Mota.

Movimentação nas escolas

Na escola Turma da Mônica a movimentação no primeiro dia de aula do semestre foi grande. Segundo a diretora, a frequência dos estudantes superou as expectativas. “Organizamos todos os espaços pensando carinhosamente em nossas crianças e familiares. O retorno ocorreu de forma tranquila e os pais compareceram para trazer as crianças”, afirma Antônia Colins.

Já na entrada e durante as atividades, era perceptível a alegria dos estudantes em poder desfrutar novamente do espaço escolar, da companhia dos colegas e ensinamentos dos professores. Um exemplo dessa empolgação é o da aluna Maria Beatriz Araújo, da escola Eduardo Angelim. “As minhas férias foram boas, eu vi minha vó, foi muito divertido, mas estava ansiosa pela escola porque é muito legal aprender e, também, estar com meus amigos e minha professora”, festeja a jovem estudante.

Texto: Messânia Cardoso

Fotos: Lucas Santos