Atenção, homens! Começa a campanha Novembro Azul

publicado: 04/11/2021 09h33

A prefeitura de Parauapebas, por meio da secretaria municipal de Saúde (Semsa), lança a campanha Novembro Azul. A campanha visa sensibilizar o público masculino sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e também fornecer informações sobre outras doenças masculinas.

O maior objetivo da campanha é quebrar o preconceito masculino e incentivar os homens a irem ao médico. “Procurar o serviço médico, realizar exames de rotina e fazer o exame de toque se for necessário”, alerta o cirurgião oncológico, Rodolfo Amoury.

No período de 04 a 15 de novembro, as Unidades Básicas de Saúde realizarão ações de educação em saúde, como rodas de conversa, palestras orientativas em alusão ao tema da campanha, assim como disponibilizarão solicitação de exames para PSA e toque, atendimento multiprofissional de equipe médica, enfermagem e nutricional nos horários de 8h as 11h e de 14h as 17h.

O secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras, destaca que “o objetivo é convidar os homens para criarem o hábito de se cuidar, realizar consultas semestrais ou anuais e a depender do caso, ter o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata de maneira precoce”, afirma.

Texto: Nívea Lima