Arte que inspira, emociona e transforma: 1ª edição do Festival de Talentos reúne artistas de Parauapebas

Quando as cortinas se abrem é sinal de que o espetáculo já vai começar. O público lotou o Centro Cultural para prestigiar um espetáculo de música, teatro e dança.

publicado: 23/09/2022 23h32
Lina Leão apresentando a canção “Evite” do cantor e compositor Cartola.

Dar visibilidade para os artistas locais é o principal objetivo da primeira edição do Festival de Talentos de Parauapebas. Foram selecionadas oito apresentações de dança, duas apresentações de teatro e 11 apresentações de música, que serão distribuídas nos dois dias do evento: 23 e 24 de setembro. A primeira noite garantiu um verdadeiro espetáculo para o público.

Sob fortes aplausos, a cantora Lina Leão subiu ao palco apresentando a canção “Evite” do cantor e compositor Cartola. Ela alerta que, apesar de seu repertório ser específico (samba), existe espaço para todos os tipos de artes em Parauapebas. “Não só na vertente musical, mas também na dança e poesia, a gente precisa fomentar a arte aqui em Parauapebas para a juventude. É muito importante quando a gente se sente representado, quando a gente percebe que a prefeitura e o município notam os artistas locais”, afirma.

O evento, realizado pela Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria de Cultura (Secult), também contribui para o surgimento de novos talentos. Lina Leão comenta que o festival serve para inspirar as pessoas a descobrirem o seu lado artístico. “Todos nós somos artistas. Basta a gente descobrir como, quando e de qual jeito”, avalia a artista.

Quem prestigiou o festival, leva na memória um espetáculo lindo e o gostinho de retornar para a segunda a noite de apresentações. “Eu acho que é uma ótima iniciativa para valorizar os talentos culturais da nossa cidade, que a gente também tem talentos que podem ser mundialmente conhecidos algum dia”, conta a vendedora Jessiane Silva que foi para assistir a apresentação do grupo de dança Loucos por Cristo.

O secretário de Cultura, Josafá Araújo, destaca a relevância do evento para os artistas locais. “A gente tem a sensação de dever cumprido, pois, é uma oportunidade que pode gerar prosperidade para muitos desses talentos. Além disso, é possível destacar pessoas que estão aí no ramo e que têm um valor imenso mas, às vezes, ficam no anonimato”

Votação

A escolha dos melhores artistas em cada categoria será por meio da avaliação de um corpo de jurados, presente em ambas as noites, e, também, por votação popular a ser realizada pela internet. Um link para votação estará disponível no perfil do Centro Cultural de Parauapebas no Instagram, a partir de 24 de setembro, segunda noite de apresentações.

Texto: Morgana Albuquerque

Fotos: Elienai Araújo