Uma aula prática, interativa, divertida e com muito aprendizado. Os alunos da Escola Faruk Salmen receberam o Projeto Conhecer para Preservar, do Museu de Parauapebas Hilmar Harry Kluck que contribuiu com o projeto Arqueologia na Escola, elaborado pela professora Roelma Costa. A oficina, ministrada pelo arqueólogo Rogério Andrade, deu oportunidade para que as crianças do 5º ano e 6º ano I e II participassem de uma simulação de escavação arqueológica.
Antes da aula prática, os alunos participam de uma palestra que fala sobre o potencial arqueológico da nossa região e o trabalho do Museu de Parauapebas. A professora Roelma Costa fala que a iniciativa é muito importante para que os alunos se interessem pelo tema e possam vivenciar uma experiência que ficará para sempre em suas memórias. “O aluno ele aprende na prática, de forma concreta. Então, são conhecimentos que vão ser consolidados e eles jamais vão esquecer. É muito importante investir no desenvolvimento intelectual dos nossos educandos”, comenta a educadora.
A simulação da escavação arqueológica é o momento em que as crianças colocam a mão na massa e aprendem sobre como que é um sítio arqueológico, como o arqueólogo trabalha em campo, o que ele encontra e quais os vestígios. “A parceria entre a escola e o Museu foi um sucesso, proporcionando uma experiência inesquecível aos participantes e abrindo portas para futuras colaborações em prol da educação e preservação do patrimônio histórico e arqueológico”, explica o arqueólogo Rogério Andrade.
As instituições que se interessarem pelo projeto Conhecer para Preservar, podem enviar um e-mail em formato de ofício para museudeparauapebas@gmail.com informando a data da visita, horário e a quantidade de pessoas. A coordenação irá responder seu e-mail confirmando ou informado outras datas disponíveis. Dúvidas sobre a visitação ou mais informações no WhatsApp: (94) 99240-0672.
Texto: Morgana Albuquerque
Assessoria de Comunicação/PMP