“Arqueologia de Carajás, o valor da história” será tema de seminário

publicado: 05/04/2022 10h59

Evento apresenta cotidiano das populações pré-históricas do Sudeste do Pará

O seminário “Arqueologia de Carajás, o valor da história” é o evento de abertura do projeto “Caminhos da Arqueologia na Amazônia – Carajás”, e ocorrerá nos dias 8 e 9 deste mês, com inscrições gratuitas.

O seminário abordará temas relacionados ao patrimônio arqueológico existente na região de Carajás, tendo como objetivos despertar a comunidade local para a importância desse bem patrimonial e as possibilidades turísticas e econômicas decorrentes do mesmo.

Arqueólogos com trabalhos importantes estarão presentes no evento, como o pesquisador Marcos Magalhães, do Museu Paraense Emílio Goeldi, descobridor de sítios arqueológicos na região que datam de mais de 9.000 anos.

Cientistas ligados ao tema arqueologia também participarão do seminário, como a pesquisadora Edithe da Silva Pereira, também do MPEG, que irá proferir a palestra A vida em uma aldeia pré-histórica em Canaã dos Carajás”.

O evento também apresentará à comunidade de Carajás a missão do Museu de ParauapebasHilmar Harry Kluck, que salvaguarda a história da cidade, além de promover educação patrimonial e um calendário anual de eventos ligados ao tema do seminário.

A Prefeitura de Parauapebas apresentará durante o seminário o projeto de construção da nova sede do museu.

Além do seminário, o projeto irá levar para as cidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás, em julho e agosto, respectivamente, a exposição cultural “Origens, Amazônia Cultivada”, contendo mostra de réplicas de cerâmicas e artefatos, fotos, documentos e outros materiais que contam a história da vida humana na região. Esse acervo já foi exposto em Belém, mas ainda é desconhecido pela população de Carajás.

Outras atividades estão previstas, como a pintura artística das fachadas de várias casas em comunidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás, criando assim galerias ao ar livre, com obras alinhadas com a temática do patrimônio arqueológico exibido na exposição. Essa será uma atividade de fomento ao turismo.

Ações de educação patrimonial serão realizadas, como as oficinas de “Patrimônio arqueológico”, “Empreendedorismo”, “Cerâmica”, “Pintura”, “Bordado”, “Produção de embalagens artesanais” e “Mediação de eventos culturais”.

A comunidade estudantil será beneficiada por meio de ações que garantirão a visita de estudantes de escolas públicas tanto à exposição quanto às galerias ao ar livre, de forma a empoderar esse público sobre a importância do patrimônio arqueológico da região para esta geração e para as gerações futuras.

O seminário é gratuito para todos os públicos e tem patrocínio do Instituto Vale com apoio da Secretaria de Cultura de Parauapebas (Secult).

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas nas redes sociais do projeto e nas redes sociais do Museu de Parauapebas

A PROGRAMAÇÃO

DIA 08 DE ABRIL DE 2022 (SEXTA FEIRA)

8h às 8h30: Credenciamento.

8h30 às 9h: Mesa de abertura e apresentação do projeto “Caminhos da Arqueologia na Amazônia – Carajás”.

Participantes: Representante do Poder Executivo da Prefeitura de Parauapebas, Sadisvan dos Santos Pereira, Secretário de Cultura de Parauapebas, Maiara Cadja, Diretora de Cultura de Canaã de Carajás, Rebeca Valquíria A. de Souza, Diretora do Museu de Parauapebas Hilmar Harry Kluck, Dra. Edithe da Silva Pereira, Pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Dr. Marcos Pereira Magalhães, Pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi e Sandra Santos, Presidenta do Centro Mulheres de Barro de Exposição e Educação Patrimonial.

9h às 12h: Palestra seguida de debate: “Carajás no começo dos tempos”, com o Dr. Marcos Pereira Magalhães (Museu Paraense Emílio Goeldi).

12h às 14h: Pausa do almoço.

14h às 15h30: Apresentação: “Museu de Parauapebas Hilmar Harry Kluck: Salvaguardando a história de Parauapebas: nossa missão e a construção do Museu de Parauapebas”. Palestrantes: Rebeca Valquíria A. de Souza, Diretora do Museu de Parauapebas Hilmar Harry Kluck e Secretário especial de governo da Prefeitura Municipal de Parauapebas.

15h30: Co­ffee break.

16h às 17h30: Mesa: “Patrimônio Arqueológico de Carajás, desenvolvimento econômico e proteção ambiental”. Participantes: Dr. Marcos Pereira Magalhães (Museu Paraense Emílio Goeldi) e Rogério Andrade dos Santos (Museu de Parauapebas Hilmar Harry Kluck).

18h: Encerramento

DIA 09 DE ABRIL DE 2022 (SÁBADO)

9h às 10h30: Roda de conversa e debates: “Democratização do patrimônio arqueológico de Carajás, políticas públicas, educação patrimonial e inclusão social”. Participantes: representante do Museu de Parauapebas Hilmar Harry Kluck; Dra. Edithe da Silva Pereira, pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi; Dr. Marcos Pereira Magalhães, pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeld. Mediação: Bruna Antunes – Museóloga do Museu de Parauapebas Hilmar Harry Kluck.

10h30: Palestra seguida de debate: “O modo de vida e os objetos na aldeia pré-histórica Mangangá”, com a museóloga Jéssica Michelle Rosário de Paiva.

12h00 às 14h00: Pausa do almoço.

14h00 às 15h30: Palestra seguida de debate: “A vida em uma aldeia pré-histórica em Canaã dos Carajás”, com a Dra. Edithe da Silva Pereira (Pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi).

15h30: Co­ffee break

16h: Rodas de conversas: “Como identificar o Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico em nossa região, e a importância da preservação desse patrimônio”. Participantes: Associação Amigos do Museu de Parauapebas, Sintepp, alunos de ensino superior e médio e comunidade em geral.

17h: Apresentação cultural de encerramento: Grupo de Carimbó Xuatê Carajás

Dia 08 de abril de 2022 (sexta feira)

SERVIÇO:

Inscrições para o seminário: https://forms.gle/2NhpXtcGVkV3p6WW9

Informações: (94)98426-3375 / (91) 98909-8445

Data: 08 e 09 de abril (sexta-feira e sábado)

Local: Centro Cultural de Parauapebas

Texto: Ascom Museu Emílio Goeldi