Alunas participam de aulas práticas do Projeto Florindo o Mundo

publicado: 19/04/2023 16h19

Ao todo, 19 alunas participaram das aulas práticas nos dias 17, 18 e 19 de abril no Complexo Turístico

Visando o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, o Projeto de Qualificação Profissional Florindo o Mundo, realizou esta semana, aulas práticas voltadas para os temas centrais da capacitação: jardinagem e flores. Após as aulas teóricas ocorridas no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), as alunas receberam ainda mais conhecimentos com as aulas práticas no viveiro do Complexo Turístico de Parauapebas.

Desenvolvido pela gestão municipal, o Projeto Florindo o Mundo é operacionalizado por várias secretarias municipais, como a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), e programas específicos, dentre eles, o Prosap.

“Durante os dois primeiros dias, as alunas estiveram em sala de aula no CEUP [Centro Universitário de Parauapebas], aprendendo o que é uma planta, como manter a planta e estudando como fazer um microprojeto de paisagismo e, hoje, é o dia de pôr em prática tudo aquilo que foi repassado em sala de aula”, explica Ilmara Almeida, coordenadora de Paisagismo do Prosap e instrutora do projeto.

Aulas

Sistemas de Produção de Flores; Noções Básicas de Paisagismo; Prática de Campo de Paisagismo e Jardinagem; Prática de Campo de Compostagem e Sistema de Produção de Flores e também Pratica de Campo: Jardinagem e Manutenção de Canteiros foram os temas abordados em sala de aula e também no Complexo Turístico com as alunas do projeto que agora possuem o conhecimento necessário para o cultivo de flores e podem até mesmo trabalhar nesta campo específica.

“Pra mim é um grande aprendizado porque é uma área que eu gosto e se eu tiver a oportunidade, vou me aprofundar mais e aprender cada vez mais”, enfatizou a aluna Francijane Coelho, de 37 anos, explicando que o seu amor pelas plantas vem desde a sua infância, quando morava no interior e via o capricho da própria vó ao enfeitar a frente da casa com plantas floridas. “Eu achava muito lindo!”, comenta feliz.

A aluna Isabel Sousa, de 35 anos, falou da satisfação em participar da capacitação. “Eu estou achando uma maravilha. Pra gente que gosta de planta, está sendo ótimo. Eu super indico, é um aprendizado e está servindo como terapia também”, destacou a aluna.

“O Projeto Florindo o Mundo é de suma importância. Eu tive a oportunidade de viver em países com a qualidade de vida alta e isso vem muito das áreas verdes. Então, dar importância às áreas verdes, ensinar essas meninas, não só a plantar e cultivar, mas também a fazer a manutenção das plantas e flores, que é o mais importante, é um benefício para a saúde de todos”, disse Tetê Silva, paisagista e auxiliar administrativo da Sempror e também uma das instrutoras do Florindo o Mundo.

Texto: Nara Moura
Fotos: Prosap