Altamira e Alto Bonito recebem ações de cidadania no segundo dia do Prefeitura nos Bairros

publicado: 05/05/2024 17h16

Até o fim de maio, outras comunidades também serão beneficiadas com o projeto

No próximo dia 10 de maio, Parauapebas completará 36 anos de emancipação político-administrativa e a prefeitura presenteia a população com uma vasta programação, que inclui as ações de cidadania oferecidas por meio do projeto Prefeitura nos Bairros.

Neste fim de semana, os serviços foram levados para os moradores do bairro Tropical, no sábado, 4. Já neste domingo, 5, foi a vez do Altamira e Alto Bonito receberem os atendimentos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Domingos Cardoso da Silva.

A dona Jovelina Neta, que é pastora evangélica, aproveitou o atendimento da Carreta da Mulher para fazer o Preventivo de Câncer de Colo de Útero (PCCU) ou Papanicolau.

“Eu estou aqui para fazer o PCCU, que é o exame de rotina das mulheres. E nós estamos aqui na Carreta da Mulher, aproveitando essa ação. Inclusive, eu trouxe até uma vizinha minha também, incentivando ela para estar fazendo esses exames de rotina, que são muito importantes na vida da mulher”, comenta.

Para a realização da ação, a prefeitura contou com a parceria do Instituto Ercília Nicodemos, da capital Belém, com diversos serviços, entre eles, exames de vista e distribuição de armações de óculos de grau.

Quem soube aproveitar a oportunidade foi a costureira, Silda Rodrigues. “Eu vim me beneficiar com a minha consulta de vista. Já passei pelo médico e já estou aqui, escolhendo a minha armação. Um óculos desse, pra gente fazer, muitas vezes nós deixamos de arcar com outros compromissos, para podermos usar nosso óculos, que é uma necessidade grande, principalmente eu, que mexo com coisa muito delicada, que é com costura. Eu agradeço muito e priorizo muito esse trabalho da prefeitura”, relata.

Além desses serviços, foram ofertados também na ação: emissão de documentos, vacinas e triagem, próteses dentárias, teste rápido de sífilis, HIV e hepatite B e C, corte de cabelo, fisioterapia, castração animal, dentre outros.

Até o fim de maio, outras comunidades também serão beneficiadas com o Prefeitura nos Bairros.  Assim, é importante que a população esteja atenta aos canais de comunicação da prefeitura para saber quando a ação estará seu bairro.

Texto: Sara Dias

Fotos: Orion Lima