Agosto Lilás: programação inicia na próxima segunda-feira, 08, e segue por todo o mês

publicado: 05/08/2022 14h13

“Você não está sozinha!” a mensagem, que é tema da campanha Agosto Lilás deste ano, serve como aviso para que mulheres que vivenciam algum tipo de violência doméstica e familiar, saibam que podem contar com a Rede de Atendimento à Mulher de Parauapebas. A estrutura é fundamental no processo de rompimento do ciclo de violência.

Em 2022, a Lei Maria da Penha completa 16 anos de existência, no dia 07 de agosto. Ao longo do mês, serão realizadas ações socioeducativas em alusão à data e com o intuito de prevenir e fortalecer o enfrentamento à violência doméstica no município. A programação inclui prestação de serviços, palestras e cursos de qualificação.

O Agosto Lilás tem como objetivo principal intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher. Além disso, divulga os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes, incentivando as mulheres a terem novas atitudes frente à violência.

A campanha também proporciona à sociedade a reflexão sobre perspectiva de gênero, fundamental para a compreensão de como os diferentes papéis e expectativas atribuídos socialmente a homens e mulheres, constroem estereótipos que resultam em violências.

Abertura oficial

Para dar o pontapé inicial, a abertura da campanha será marcada por muita prestação de serviço, destinados exclusivamente para as mulheres. Serão ofertados serviços de embelezamento feminino, atualização de CadÚnico, emissão de documentos e atendimentos da Unidade Móvel Saúde da Mulher. As interessadas devem comparecer na próxima segunda-feira, 08, a partir das 15h, no Parque dos Ipês.

Todas as ações da campanha serão realizadas em parceira com os órgãos que compõem a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no município; Conselho Municipal da Mulher e lideranças das equipes, que fazem parte do projeto “Encontro da Mulher de Parauapebas”.

Confira a programação completa aqui!

Texto: Morgana Albuquerque

Assessoria de Comunicação/PMP