Agosto Lilás: abertura oficial contou com diversos serviços para a população

publicado: 09/08/2022 15h13

Mulheres da região do Complexo Tropical puderam realizar diversos serviços na abertura oficial da campanha Agosto Lilás, dedicada à divulgação da Lei Maria da Penha e prevenção à violência doméstica e familiar, realizada nesta segunda-feira, 08, no Parque dos Ipês. Com o tema “Você não está sozinha!”, a programação conta com outras atividades a serem executadas ao longo do mês de agosto.

Emissão de documentos, atualização do Cadastro Único, atendimento ginecológico, orientação jurídica, social e psicológica, aferição de pressão e glicemia, massagem relaxante, além dos serviços de embelezamento, proporcionados pelo Projeto Divando. As mulheres puderam fazer sobrancelhas, corte de cabelo e limpeza de pele.

Dona Nilda Ferreira aproveitou para dar um trato no visual. “Eu vim participar da apresentação de zumba aí eu aproveitei e arrumei a sobrancelha, agora estou cortando o cabelo. Achei maravilhoso”, conta a dona de casa. Já a dona Maria Aldinete Mendes foi logo emitir seu documento para depois fazer a sobrancelha. “Eu vim aqui tirar minha identidade e arrumar minha sobrancelha. Fui muito bem atendida, as meninas são todas muito legais”, elogia.

Você não está sozinha!

A Rede de Atendimento à Mulher de Parauapebas oferece uma estrutura completa para auxiliar meninas e mulheres a romperem um ciclo de violência. “No Agosto Lilás, a gente vem conscientizar e informar que existe uma rede de atendimento para mulheres. Existe a Secretaria da Mulher, que acolhe, que tem segurança para elas. Temos uma casa abrigo, um centro jurídico e um centro de capacitação também. São estruturas que ajudam a sair daquele ciclo de violência”, explica a secretária adjunta da Mulher, Geisiane Sousa.

Além das estruturas mencionadas pela secretária, a Rede de Atendimento também conta com a Patrulha Maria da Penha, que monitora diariamente mulheres que possuem medidas protetivas. E o Centro de Referência para Mulher que presta acolhimento e atendimento psicológico e social.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, relembra que em sua primeira gestão foi criada a Secretaria da Mulher e, a partir de então, diversas outras políticas para o público feminino foram discutidas e implantadas. “É um momento realmente de muito orgulho para mim, de poder dizer que nós temos programas consistentes no nosso município de prevenção à violência praticada em casa, muitas vezes pelos próprios companheiros”, comenta o chefe do executivo.

Texto: Morgana Albuquerque

Fotos: Orion Lima

Assessoria de Comunicação/PMP