Este ano, a campanha traz como tema “Priorize a Amamentação: Crie Sistema de Apoio Sustentável”.

Celebrada durante todo o mês de agosto, com ênfase especial na primeira semana (de 1º a 7), a campanha reforça a importância do aleitamento materno como prática essencial para a saúde da criança e da mãe, além de destacar o papel de toda a sociedade na criação de ambientes favoráveis e acolhedores para as famílias.
A cor dourada simboliza o “padrão ouro” de qualidade do leite materno, alimento completo e ideal para os bebês nos primeiros meses de vida. A iniciativa é inspirada na Semana Mundial da Amamentação, promovida globalmente pela OMS e Unicef, e tem como principal objetivo informar, apoiar e incentivar a amamentação como um direito universal.
A quem se destina a campanha
O Agosto Dourado é voltado para gestantes, puérperas, mães, pais, familiares, comunidade e profissionais de saúde,reforçando que todos são peças-chave para garantir o sucesso da amamentação.
“O aleitamento materno vai muito além da nutrição. Ele representa proteção, vínculo, afeto e saúde para o bebê e também para a mãe. É um ato natural, mas que precisa de apoio, informação e acolhimento. Na Rede Materno Infantil, trabalhamos para fortalecer esse cuidado desde o pré-natal, oferecendo suporte às gestantes, puérperas e famílias, porque acreditamos que amamentar é um direito, e apoiar é um dever de todos. Neste Agosto Dourado, reforçamos nosso compromisso com a vida e com o desenvolvimento saudável das nossas crianças, incentivando práticas sustentáveis que garantam o sucesso da amamentação”, destacou Lorene Lisboa, coordenadora da Rede Materno Infantil.
Por que a amamentação deve ser prioridade
Amamentar é um ato natural e poderoso que oferece inúmeros benefícios:
· Fortalece o sistema imunológico do bebê;
· Reduz o risco de doenças como infecções, diarreias, alergias e obesidade;
· Estimula o vínculo afetivo entre mãe e filho;
· Auxilia na recuperação pós-parto;
· Diminui o risco de câncer de mama e ovário para a mãe.
Apoiar é cuidar
A campanha deste ano enfatiza a criação de sistemas de apoio sustentáveis, ou seja, ações e estruturas permanentes nas famílias, comunidades e serviços de saúde que favoreçam a mulher no processo de amamentar. Isso inclui desde políticas públicas até a presença ativa e empática de companheiros, familiares e profissionais capacitados.
Durante o mês, serão promovidas diversas ações educativas, palestras, rodas de conversa e campanhas informativas em unidades de saúde, escolas, comunidades e redes sociais.
Mais do que um ato de amor, a amamentação é uma prática de saúde pública. O Agosto Dourado reforça que proteger, promover e apoiar o aleitamento materno é uma responsabilidade coletiva — e que garantir um começo de vida saudável para cada criança é construir um futuro melhor para todos.
Texto: Ana Freitas
Assessoria de Comunicação/PMP 2025