Agentes de turismo participam de capacitação em Libras

publicado: 01/09/2022 15h43

A gestão municipal tem investido cada vez mais em capacitações para os servidores. Por meio da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), dezenas de servidores estão aptos para levar acessibilidade a todos os órgãos públicos de Parauapebas e desta forma oferecer atendimento de excelência às pessoas surdas que procuram as repartições públicas municipais.

Com o tema “Diferentes aspectos do universo dos surdos”, foi iniciada mais turma do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), dessa vez, são os servidores que trabalham nos Postos de Informações Turísticas (Pits) e agentes do trade turístico como hotéis e restaurantes.

Professora e intérprete de Libras, Lene Silva, fala da sua alegria ministrar mais uma capacitação. “É uma iniciativa muito importante para qualificar nossas equipes para o melhor atendimento da população surda, assim como acolher todos os turistas que vem conhecer nossa cidade. Fico muito feliz pelo interesse que todos aqui têm em participar desse curso”, ressaltou Lene Silva.

A agente de turismo, Francisca Gomes demonstra felicidade em participar da capacitação em libras. “Estou muito feliz com essa capacitação, não vejo a hora de poder orientar as pessoas surdas. Nossa rotina de trabalho é bem dinâmica e todos os dias nos deparamos com situações inusitadas e essa oportunidade será ótima. Vou poder manter uma boa comunicação com todos os públicos que procuram nossos serviços”, comenta Francisca Gomes.

O secretário Municipal de Turismo, Rodrigo Mota, falou da iniciativa e de pensar o turismo para todos públicos.  “A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada a segunda língua oficial do Brasil, e o fato de o município oferecer isso para os servidores é fruto de um compromisso da gestão de fazer Parauapebas uma cidade mais humana, inteligente e inclusiva”, afirmou.

Rodrigo ainda reforçou que o município está vivendo um momento voltado para a qualificação, pensando nos moradores e turistas que visitam a cidade. “Nosso objetivo é oferecer o serviço de informação turística com inclusão social para a população. Parauapebas se torna inclusiva por meio do serviço que vamos prestar às pessoas com deficiência”, destaca.

Texto: Nívea Lima – Ascom/PMP

Revisão: Liliane Diniz – Ascom/PMP