Agentes da Guarda Municipal de Parauapebas passam por aprimoramento das funções

publicado: 24/05/2022 15h21

Nessa segunda-feira,23, foi iniciado o 1º Curso Operacional de Patrulhamento Ordinário, oferecido pela Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) aos agentes que trabalham no Patrulhamento Ordinário (PO) da instituição. O curso, que terá duração de cinco dias, está sendo realizado no Projeto Pipa, bairro Tropical, para 36 agentes e possui como objetivo principal o aprimoramento de suas competências, possibilitando, assim, um trabalho de excelência para a população de Parauapebas.

Ao longo da semana de treinamentos, serão oferecidos conteúdos teóricos e práticos relacionados à atividade profissional dos guardas, como conduta de patrulha, abordagem a pessoas e veículos, gerenciamento de crise, combate em ambiente confinado, conduta do agente dentro e fora de serviço, algemação e uso das tecnologias menos letais.

A equipe de instrutores, composta por policiais militares e guardas municipais especializados, também aplicará treinamentos físicos e de defesa pessoal. Com relação às atividades teóricas, foram revisados itens da legislação e decretos, assim como as atuais atribuições da GMP.

O encerramento do curso será na próxima sexta-feira, 27, com a entrega dos certificados e “brevês” para os formandos, que somente serão aprovados, se concluírem 100% das atividades com um bom aproveitamento nos testes teóricos e práticos.

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) está priorizando a qualificação das atividades profissionais dos agentes, através do retreino e revisão dos conceitos, assim como o aprimoramento e a utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo e o uso determinado da força nas abordagens de rua.

Texto: Kênia Santana/GMP – Semsi

Fotos: Rafael Sousa