A programação segue até o dia 12 de junho, em que a população participará de palestra na Câmara Municipal, das 14h às 18h
O Complexo Turístico de Parauapebas foi o local escolhido para receber a população nas atividades de abertura da 29ª Semana de Meio Ambiente, nos dias 6 e 7 (quinta e sexta-feira).
Nesses dois dias, o público prestigiou ações educativas de cunho ambiental preparadas para toda a família, como troca de sachês alimentícios para caninos e felinos por mudas ornamentais, e de garrafas PAD e PET por mudas ornamentais ou frutíferas.
A Kaciani Barbosa, servidora pública, participou e aprovou a iniciativa. “Uma ação bem interessante, que ajuda tanto a mim quanto ao meio ambiente, à população e aos animais também, que vão ser beneficiados com os sachês”, comenta.
As ações contaram também com a exposição Cenários, que é resultado de uma expedição realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e envolveu fotógrafos amadores e profissionais.
“A exposição Cenários vem retratar as riquezas dos campos ferruginosos da Floresta Nacional de Carajás. Existe um ecossistema raro, que é um ambiente de canga, onde tem um solo rico em minério de ferro. Ali surgem várias espécies de plantas endêmicas, como a Flor de Carajás, entre outras espécies”, explica Pricila Leal, gerente do Uso Público de Carajás pela Semma.
A Semana de Meio Ambiente é realizada pela prefeitura por meio da Semma e, para as ações, conta com o apoio de vários órgãos e empresas do município.
“Está sendo muito satisfatório, realizar as ações educativas. O meio ambiente é uma causa na qual eu trabalho com muito carinho e é um prazer ver o envolvimento da população para a preservação dos recursos naturais”, destaca Karla Ribeiro, coordenadora da 29ª Semana do Meio Ambiente.
A criançada ainda se divertiu com atividades radicais na tirolesa, escalada dentre outras.
Na manhã de sábado, 8, foi realizada a limpeza do lago do bairro Nova Carajás com recolhimento de lixo. Para esta ação, a Semma contou com a participação do 23º Grupamento Bombeiro Militar – Parauapebas e da Rede Terra.
Já na próxima quarta-feira, 12, será realizada uma palestra no plenarinho da Câmara Municipal com o tema “Mudanças Climáticas: Estratégias para tornar territórios resilientes diante de uma questão global”, das 14h às 18h.
A palestra com roda de conversa será ministrada por vários palestrantes e as inscrições podem ser feitas no perfil da Semma no Instagram (@semmaparauapebas).
Texto: Sara Dias
Fotos: Sara Dias/Orion Lima
Assessoria de Comunicação | PMP