Ações de prevenção e garantia de segurança nas escolas municipais de Parauapebas são intensificadas

publicado: 12/04/2023 12h17

Com o objetivo de tranquilizar educadores, alunos e familiares sobre as notícias falsas e trotes de supostos ataques violentos a escolas, como Domingos Cardoso e Nelson Mandela, os gestores das secretarias municipais de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e de Educação (Semed) visitaram as unidades educacionais nessa terça-feira, 11.

Acompanhados por agentes da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) e da coordenação do Centro de Controle e Operação (CCO), os secretários foram também à unidade escolar Terezinha de Jesus.

“Viemos até as escolas para informar que uma ação conjunta entre a secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, a de Educação, e as polícias Civil e Militar, está sendo realizada com o objetivo de determinar a origem dessas informações e identificar os responsáveis pelos trotes e fake news”, informa o titular da Semsi, Denis Assunção, em reunião com os professores.

José Leal, gestor da Semed, diz que a visita e as ação conjuntas são respostas diretas à população. “Estamos intensificando as ações para garantir o retorno da tranquilidade em todas as unidades educacionais do município”, tranquiliza Leal em diálogo com os profissionais da educação.

O governo municipal já realiza ações continuadas de incentivo à construção de uma cultura de paz e segurança nas instituições de ensino, como o projeto Mais Segurança e Cidadania nas Escolas, que busca levar profissionais da segurança ao ambiente escolar, para conscientização e combate à violência, ao uso de drogas e ao bullying.

Texto: Juliano Corrêa/Semsi

Fotos: Leila Silva/Semsi