Ação de combate à hipertensão arterial inicia pela UBS do Guanabara

publicado: 26/04/2022 16h14

Realização de exames, atendimento médico e diversos outros serviços

Nesta segunda-feira, 25, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma ação na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Guanabara, com diversos atendimentos ao público. A ação de abertura se deu em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado no dia 26 de abril.

Como forma de promoção da saúde, os pacientes realizaram consultas médicas e de enfermagem, com aferição de pressão, realização de consultas e exames laboratoriais, além de avaliações odontológicas para tratamentos que serão agendados e realizados na própria unidade.

Um profissional de educação física promoveu uma aula de Zumba, um tipo de atividade física em que são misturados paços de ginástica aeróbica e danças latinas, favorecendo a perda de peso e ajudando a tonificar os músculos, principalmente quando associada a uma alimentação saudável e balanceada. Além de orientações sobre atividades físicas no ambiente do lar que pode prevenir doenças cardíacas e promover a vida saudável.

As hortas domésticas terapêuticas tem sido uma grande evolução para pacientes que são atendidos na Unidade de Saúde, elas promovem o bem-estar e a qualidade de vida. Quem não conhecia o método recebeu toda orientação para iniciar a sua própria horta doméstica terapêutica.

A ação com realização de exames, palestras, atendimento médico, enfermagem e nutricionista será realizada em todas as UBS do município de Parauapebas no período de 25 a 29 deste mês.

Prefeitura de Parauapebas