Abertura do Parauapebas Cup movimentou a garotada no Complexo Esportivo

publicado: 14/10/2022 08h13

A competição reúne diversas escolinhas de futebol nas categorias sub-13 e sub-15

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) deu o pontapé inicial para o Parauapebas Cup, competição de base que envolve escolinhas de futebol nas categorias sub-13 e sub-15. A disputa iniciou na manhã desta quarta-feira, 12, no Complexo Esportivo do bairro Rio Verde, que além dos alunos do Projeto Esporte e Cidadania (PEC), reúne diversos times convidados de dentro do município e dois de Canaã dos Carajás.

“A gente fica muito feliz pela realização desse primeiro Parauapebas Cup sub-13 e sub-15. Um grande incentivo para os meninos que querem se tornar um atleta profissional e nada mais do que uma competição que eles possam está se confrontando entre escolinhas e sentindo o prazer de está jogando futebol e do nível que eles possam chegar que é jogar uma competição oficial e se tornando também um grande cidadão para o futuro”, destaca Dinho Marcos, coordenador de esporte da Semel.

A competição vai até o dia 12 de novembro e conta com a participação de 13 times no sub-13 e 12 equipes no sub-15. Os times estão divididos em grupos de A – D. A primeira rodada teve uma chuva de gols, nos oito jogos realizados, quatro em cada categoria, foram assinalados 43 tentos, nos campos 1 e 2 do Complexo Esportivo. O técnico Flávio Pinheiro da Escolinha de Futebol Leões acha de fundamental importância a realização do torneio.

“É de extrema importância esse campeonato porque ele estimula a garotada a participar do futebol de categoria de base que é algo que está muito carente em nossa cidade ainda, e as demandas são muito poucas dos times porque não tem esse tipo de competição, não tem essas tradições dentro da cidade. Por isso que o importante é começar e a Secretaria de Esporte tomou essa iniciativa, começou o campeonato, o Parauapebas Cup, e eu tenho certeza que isso vai virar uma tradição e vai ser de extrema importância para a nossa molecada daqui em diante”, afirma Flávio.

Podemos destacar a partida entre Parauapebas e Leões, a primeira que iniciou o sub-15. Após abrir 2 a 0 no placar, o time Leões cedeu o empate ao PFC, e a partida terminou em 2 a 2. Destaque do Gigante de Aço foi o zagueiro Ítalo Rangel, que desempenhou bem sua função dentro de campo. “A competição é muito boa para quem quer ser jogador. Agradecer a Semel por está criando essa competição e quem quer ser jogador possa treinar bastante e agradecer também ao PFC que me deu oportunidade de está aqui”, disse ítalo.

Apesar de ter 13 anos, o lateral-esquerdo Keven Vinícius, da Escolinha de Futebol Leões, atuou no sub-15 da equipe e não decepcionou dando bons passes e cruzando bastante na área do adversário. O atleta sonha em ser um bom jogador de futebol.  “Esse campeonato aqui é bom para todos nós. Uma competição muito importante, é bom competir com outros times. Sempre ser humilde. Quero agradecer a Deus por está aqui em mais um campeonato jogando nos times dos Leões e é bom participar dessas competições”, avalia Keven.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Orion Lima