Abertura do Curso Introdutório para Agente Comunitário de Saúde (ACS) tem início hoje, 10

publicado: 10/02/2025 15h28

O curso acontece de 10 a 14 e visa capacitar os novos servidores públicos para uma prestação de serviço de qualidade

A Prefeitura Municipal de Parauapebas iniciou, hoje, 10 de fevereiro, o curso Introdutório para Agente Comunitário de Saúde (ACS), destinado aos profissionais convocados por meio do Edital 01/2022. O curso, que acontece das 08h às 12h e das 14h às 18h no Auditório do CTRH, tem o objetivo de capacitar os 21 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para suas futuras nomeações, com carga horária total de 40 horas.

Durante o curso, serão abordados temas essenciais para a formação e capacitação dos ACS, como: Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), Notificações e Busca Ativa de Pacientes, Legislação Específica dos Cargos – Competências e Atribuições, Cadastramento e Visita Domiciliar, Mapeamento de Território e Dinâmica de Organização Social, Ética e Humanização, além de Formas de Comunicação e Sua Aplicabilidade no Trabalho. Ao todo, 21 Agente Comunitário de Saúde (ACS) foram convocados para compor o quadro de servidores efetivos de Parauapebas.

“Estamos qualificando os Agentes Comunitários (ACs) para fortalecer os serviços de saúde pública em nossa cidade. Eles desempenham um papel essencial no monitoramento contínuo de suas áreas, contribuindo diretamente para o trabalho dos profissionais de saúde, especialmente na prevenção de doenças, pois são responsáveis das visitas domiciliares atuando de forma educativa”, destacou Marcos Vinícius, secretário de Saúde de Parauapebas.

O curso será ministrado por uma equipe especializada, composta por sete facilitadores que compartilharão seus conhecimentos ao longo da semana. A equipe inclui enfermeiros, psicólogos, coordenador de humanização, técnicos de enfermagem e ACS.

“Os ACS a partir de agora, vão contribuir com o serviço público na área da saúde. Com a atuação deles, será possível oferecer uma melhor qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando um acesso mais eficiente aos serviços prestados em Parauapebas”, destacou Felipe Lemos, psicólogo.

A capacitação tem como principal objetivo oferecer uma formação sólida e prática para que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desempenhem suas funções com excelência, promovendo o bem-estar da comunidade e fortalecendo a saúde pública no município.

“Quero que a população de Parauapebas tenha facilidade em marcar consultas, exames, serviços odontológicos e outros serviços de saúde. Precisamos que os ACS estejam presentes na vida das pessoas. Este curso introdutório é uma ferramenta importante para que eles saibam como atuar, pois eles são a porta de entrada das Unidades Básicas de Saúde (UBS), garantindo mais saúde e qualidade de vida para a nossa população”, afirmou Aurélio Goiano, prefeito de Parauapebas.

A participação no curso representa um passo fundamental para a profissionalização e qualificação dos agentes, que em breve estarão à frente de atividades essenciais para a saúde pública.

Reportagem: Ana Freitas

Assessoria de Comunicação/PMP 2025