Abertura do 33º Encontro da Mulher de Parauapebas reúne centenas de pessoas

publicado: 09/03/2023 13h57

A programação começou ontem, 8, na Câmara de Vereadores e segue até 31 de março com palestras, passeio ciclístico, atividades culturais e marcha.

O tradicional Encontro da Mulher de Parauapebas está em sua 33ª edição e continua mobilizando a população na elaboração de políticas públicas e garantia de direitos. Neste ano, o tema é “Elas Não Param de Sonhar: Sonhamos Juntas e Realizamos Juntas”. Oito equipes vão representar as rotas e atrativos turísticos do município.

A abertura oficial do encontro contou com a participação de centenas de mulheres. Emoção e reencontros deixaram a noite cultural ainda mais acolhedora. Marcela Simoncelo, secretária da Mulher, declarou que está muito feliz com mobilização de todos para a realização do evento. “Eu tive o apoio de muitas mulheres incríveis. É só você olhar como o nosso plenário está cheio de gente. Todo mundo apoiou a secretaria nessa empreitada super importante e de empoderamento feminino”, comemorou.

A empresária Laura Barros participa do evento há décadas e sabe como ele vem transformando a vida de muitas mulheres. “Pra mim foi como uma porta que se abriu e eu agarrei. As atividades contribuem pra gente sentir o poder que nós temos, a força que nós temos quando estamos juntas. É muito bom, é muito gostoso e isso é que faz com que cada uma de nós aprenda muito sobre nosso papel na sociedade”. E complementa, “o resultado do evento é real, é palpável, é um projeto que tá valendo muito a pena sabe, é um projeto que veio mesmo pra tirar as mulheres do conformismo, da mesmice e veio pra que a gente pudesse ver o outro lado da mulher”, enfatiza Laura que também é participante das aulas de zumba.

Maíra Santos é estudante e participa do evento pela primeira vez. “Esta data é muito importante, assim como as ações culturais e as informações que são compartilhadas, chama atenção para nossa força. Eu desejo todo amor e respeito e que a gente consiga lutar pelas nossas conquistas, afinal, o lugar da mulher é onde ela quiser”, finaliza.

Próximos eventos:

10 de março (sexta) – Plenária das Mulheres e OAB – a partir das 14h na Câmara de Vereadores.

12 de março (domingo) – Passeio Ciclístico – a partir das 7h da manhã com saída do cruzamento da PA-160 com a PA-275.

A agenda segue até o dia 31 e você pode acompanhar os detalhes nas redes sociais da Prefeitura de Parauapebas e da Secretaria da Mulher.

Texto: Andréa Reis

Fotos: Adahilton Araújo