O evento reafirmou seu papel como uma das maiores vitrines da modalidade no estado

O Ginásio Poliesportivo Islander Souza, no bairro Beira Rio, foi palco, no último sábado (23), da 28ª edição do ABCF Fight, um dos maiores eventos de artes marciais mistas da região. Realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Desportivo Educacional e Cultural Rio Verde (IDDECRV), com total apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o espetáculo esportivo levou emoção e técnica ao público presente.
Com duas décadas de trajetória, o ABCF Fight consolidou-se como um espaço de revelação de talentos e de transformação social por meio do esporte. Nesta edição, foram disputados nove combates eletrizantes, incluindo duas lutas válidas por cinturão, que prenderam a atenção do público do início ao fim.
Entre os duelos mais aguardados da noite esteve a disputa pelo Cinturão Peso Pena, entre Samuel Samuca e Escorpião Rei, que mostrou o alto nível técnico dos atletas. O Escorpião Rei venceu o combate por nocaute técnico, aos 2:23, do 2° round, e garantiu o cinturão. Outro grande momento foi o embate entre Alan Abacaxi e Ruan Carrasco, com vitória de Alan Abacaxi por nocaute no 1º round, aos 1:21, luta válida por cinturão que empolgou a torcida e consolidou a relevância do evento no cenário regional do MMA.
“O evento supriu toda a expectativa não só da organização, mas também do público que se fez presente. Casa cheia, uma grande satisfação que tivemos nesta edição. Referente às lutas, foram bem tensas e atenderam também à expectativa dos telespectadores. Tivemos quedas no card principal e, já em cima da hora, tivemos que fazer a troca dos lutadores, inclusive substituindo a luta principal por outra mais abaixo. Ainda assim, foram dois lutadores bons, que mostraram muita força de vontade dentro do octógono e fizeram um belo espetáculo”, disse Márcio Machado, organizador do ABCF Fight.
Cada combate foi marcado pela garra e pela determinação dos atletas, que proporcionaram ao público momentos de alta intensidade e adrenalina.
O evento só foi possível graças à parceria entre o IDDECRV e a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Semel. Para a gestão municipal, apoiar iniciativas como o ABCF Fight representa não apenas incentivar o esporte, mas também promover inclusão, saúde e cidadania.
“Em primeiro lugar, agradeço a Deus pela oportunidade de realizar mais uma edição do ABCF Fight. Agradeço também à Prefeitura de Parauapebas, em nome do prefeito Aurélio Goiano, à Secretaria de Esporte e Lazer, representada pela secretária Célia Rocha, e a todos os amigos e parceiros que contribuem para o sucesso do evento”, agradece Márcio.
Com casa cheia e torcida empolgada, a 28ª edição do ABCF Fight reafirmou seu papel como uma das maiores vitrines do MMA no Pará, celebrando tanto a performance dos atletas quanto a força da comunidade quando esporte e solidariedade caminham juntos.
Além das lutas principais, a noite contou com confrontos que demonstraram a força do MMA local e regional:
Super Choque Vs Carlos (Vitória de Carlos por finalização guilhotina, aos 1:19, no 1º round)
Jhonatan Vs Galo Branco (Vitória de Galo Branco por Nocaute técnico, aos 4:49)
Jana Vs Conce Oliveira (Vitória de Conce Oliveira por decisão dos juízes laterais)
Erick Silva Vs Marcelino Carvalho (Sem resultado – no contest)
Jeferson Vs Júnior (Vitória de Jeferson por decisão dos árbitros laterais)
Lucas Mexicano Vs Sivaldo Formigão (Vitória de Sivaldo Formigão por finalização Kimura no 1º round, aos 4:14)
Perna Longa Vs Kiel (Vitória de Perna Longa por nocaute técnico no 2º round, aos 1:55)












Texto: Fábio Relvas
Fotos: Luan Gabriel
Assessoria de Comunicação / PMP 2025