



A competição, tradicional e aguardada pelas comunidades da zona rural, chega à sua 17ª edição com números históricos: 35 equipes e mais de 850 atletas, distribuídos em cinco polos: Cedere, Carimã, Valentim Serra, Vila Sanção e Palmares II.
A Copa do Mundo da Zona Rural
Célia Rocha, secretária da Semel, destacou a importância do evento: “A gente costuma dizer que o Campeonato Rural é a Copa do Mundo da zona rural, onde reunimos 35 comunidades através do esporte. Trabalhamos esse projeto para levar um esporte de qualidade, bem organizado, até a zona rural. A equipe da Semel está há mais de 60 dias empenhada em montar toda a estrutura que a comunidade merece”, ressaltou emocionada.


A população compareceu em peso para prestigiar os jogos. Um dos participantes foi Gustavo Albuquerque, jogador de futsal: “É o segundo ano que participo do torneio. Jogo na lateral. Ultimamente, não tenho jogado muito em campo, mas fui chamado para integrar o time do Carajás. Vim completar o time e tentar vencer esse campeonato. Gosto muito de jogar bola”, contou.
A garotada também marcou presença em campo. Rafael Freire, de 12 anos, falou sobre sua paixão pelo futebol: “Comecei a gostar de futebol quando tinha uns sete anos, assistindo ao trio MSN no Barcelona. Treino desde 2023 na escolinha, e meu pai também me treina de vez em quando. Meu conselho pra quem está começando é: nunca desista!”.

Maysa Lima, de 15 anos, também compartilhou sua experiência: “Comecei a brincar com os meninos desde os 9 anos. Jogar bola é muito bom, a gente aprende bastante, faz amizades. A companhia das pessoas é legal”.
Investimento no esporte
O torneio de abertura contou com a presença de autoridades locais, que realizaram a entrega de materiais esportivos para todas as equipes participantes, incluindo uniformes completos (camisa, calção e meião) e bolas oficiais — reforçando o compromisso com a valorização do esporte na zona rural.


Joelma Leite, chefe de Gabinete, reforçou esse compromisso: “O governo Aurélio Goiano se preocupa também com o esporte na zona rural. Estamos retomando o Campeonato Rural, que era uma demanda reprimida — tinha sido extinto na gestão anterior. Estamos valorizando o esportista da zona rural. É realmente um novo tempo e uma nova história!”, comemorou.






Acompanhe a competição
O Campeonato Rural segue pelos próximos três meses e, se depender da rodada de abertura, promete bater recordes de gols. Acompanhe os jogos e os resultados pelas redes sociais da Prefeitura de Parauapebas e da Semel.


Texto e fotos: Deca Reis
Assessoria de Comunicação/PMP 2025