363 jovens participam da aula inaugural do Start 2023

publicado: 09/05/2023 15h07

As aulas dos dez cursos oferecidos pelo programa já iniciam na próxima quinta, dia 11 de maio, nos polos onde foram realizadas as inscrições.

Parauapebas comemora os 35 anos com boas notícias para 363 jovens inscritos no programa Start 2023 de qualificação profissional. A aula inaugural foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 9, nas dependências do Centro de Referência da Juventude (CRJ), reunindo várias autoridades e familiares dos alunos.

Momento emocionante e cheio de expectativas. Mário Diego estava radiante por dar mais esse passo importante na vida. Ele fez questão de reforçar que sua deficiência física não o impedirá de alcançar os seus objetivos.

“A minha expectativa é a mais alta possível porque o meu sonho é ter minha independência financeira. É poder ajudar minha família, poder ajudar meus pais e meus irmãos. No que depender de mim eu vou fazer o máximo aqui nesse curso”, afirmou o aluno Mário Diego.

Para o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, essas oportunidades ajudam a transformar não só a vida do jovem, mas ajudam também a transformar a vida da cidade. “Quanto mais pessoas nós tivermos qualificadas e preparadas para enfrentar o mercado de trabalho, mais produção nós vamos ter e mais emprego e renda nós temos condições de ter”, disse Lermen.
Também presente no evento, o deputado Federal Keniston Braga, afirmou que o jovem deve se preparar para aproveitar o que o município proporciona.

“Parauapebas é lugar de prosperar e ser feliz. Quem vive aqui pode ter a certeza de que o município oferece todas as condições para que as pessoas possam evoluir, depende apenas do projeto de vida de cada um”, destacou o deputado.

Sobre o Start

O Start integra uma política pública para a juventude que oferece alternativas de crescimento profissional, colaborando na construção de um futuro promissor tendo como base a educação. “É uma nova porta que se abre para esses jovens, uma grande oportunidade. São mais de trezentos jovens nesse terceiro Start e graças à Deus, agora é só se preparar para o mercado de trabalho”, afirma Yuri Sobieski, secretário municipal de Juventude (Sejuv).

O programa, que é acompanhado pelo Conselho Municipal da Juventude, chega em seu terceiro ano de execução com a parceria direta e de sucesso com o Senai. Segundo Felipe Francês, diretor da instituição, o Start é precursor quando assunto é acompanhar as tendências de mercado. Uma característica que faz diferença na formação dos alunos.

“O jovem vai ter toda lapidação do conhecimento, essa interação na prática, na vivência, em dinâmicas com os professores, interagindo, visitando as empresas, as indústrias. Então, tudo isso vai gerando oportunidade, vai gerando network e esse jovem vai fortalecendo sua capacitação para que o mercado de trabalho enxergue esses jovens com potencial de contratação”, reforça Felipe.

Sobre as aulas

As aulas já iniciam na próxima quinta-feira, 11 de maio, nos locais onde foram feitas as inscrições. Sendo assim, as aulas serão ministradas nos polos da VS10, Usina da paz, Senai, CRJ, Palmares Sul e Palmares 2. Todos receberam kits para iniciar os estudos.

Os cursos ofertados são: relações interpessoais; ética e cidadania; elaboração de currículo; técnicas para aplicação da metodologia lean; introdução à logística; introdução à linha de produção industrial; técnica de atendimento ao público; técnico em gestão de qualidade; técnico em gestão de almoxarifado e comunicação oral e escrita.

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: Orion Lima