2º Encontro da Mulher Indígena de Parauapebas é realizado na aldeia Cateté

publicado: 05/10/2022 13h28

Com o objetivo de valorizar as atividades tradicionais das Mulheres Indígenas, principalmente, a gastronomia e artesanato, o segundo Encontro da Mulher Indígena de Parauapebas foi realizado na aldeia Cateté, terra indígena Xikrin, nos dias 28 e 29 de setembro. Cerca de 200 mulheres de 14 aldeias Xikrins participaram da programação.

O tema do encontro deste ano foi “Bioeconomia e geração de renda em prol do empoderamento da mulher indígena”, por isso, as ações culturais foram os principais atrativos da programação que é realizada pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria da Mulher e parceiros. Grafismo, danças, artesanato e gastronomia são valorizados e fortalecidos por meio do evento.

Além disso, a saúde das mulheres indígenas também foi um dos principais pontos fortes do encontro, já que foram ofertados atendimento médico, testes rápidos, palestra e serviços oferecidos pela van ginecológica.

Para a socióloga Rayssa Ladislau o evento contribui com a visibilidade e representatividade da luta das mulheres indígenas. “Esse encontro ser realizado no território delas tem uma grande importância pra fortalecer e conhecer pra respeitar os processos, as reivindicações, as lutas das mulheres indígenas”, analisa. Ela lembra que a realização do encontro na aldeia Cateté se deu por meio de uma solicitação da cacique Kokoti. “Acredito que o nosso trabalho de ir até lá é essencial para garantir que essas mulheres tenham seus direitos resguardados”, conclui.

Texto: Morgana Albuquerque

Fotos: Semmu

Assessoria de Comunicação/PMP