200 famílias de Parauapebas receberão cheques moradia do governo estadual

publicado: 29/04/2023 07h46

A entrega será realizada na programação do aniversário de 35 anos de Parauapebas. A ação faz parte do programa Sua Casa, desenvolvido pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). Para esta etapa foram selecionadas famílias atendidas pelo Titula Parauapebas.

A aposentada Divina Maria da Silva mora há 29 anos no Liberdade I, em uma casa de madeira. Ela ganhou, no ano passado, o título de propriedade do seu imóvel, documento doado pela Prefeitura de Parauapebas, e agora foi selecionada para receber o benefício do cheque moradia, que será entregue pelo governo do Pará.

“Eu recebi a visita do pessoal hoje aqui, e eles me disseram que eu vou ganhar, estou muito feliz. Já tenho o título de posse da minha casa, agora é receber essa ajuda para poder construir uma parte da minha casinha”, afirmou dona Divina, durante visita técnica social realizada nesta quinta-feira, 27, em sua residência, pela equipe da Cohab e do Programa de Regularização Fundiária Urbana – o Titula Parauapebas.

A visita é necessária para validar os cadastros já compilados pela equipe técnica do Titula Parauapebas, e faz parte do processo da Cohab para verificação do atendimento dos critérios socioeconômicos das 200 famílias selecionadas para serem beneficiadas com a entrega dos cheques moradias.

“Nós temos em Parauapebas um programa pra poder titular imóveis. Então, hoje é possível o governo do estado aportar esse recurso pelo fato das casas, lotes ou terrenos dos beneficiados já estarem titulados. Isso reforça a importância do nosso programa de regularização fundiária, que tem sido desenvolvido pelo Prosap”, destacou Darci Lermen, prefeito de Parauapebas.

“Eu acredito que vai ser de grande valia esses cheques. Os funcionários da Cohab estão aqui fazendo as visitas, para avaliar quem tem perfil para ser beneficiado. E, ter um cadastro de famílias já todo organizado pelo Titula Parauapebas, facilitou o processo para que a entrega seja feita na programação do aniversário da cidade”, pontuou o deputado estadual, Ivanaldo Braz, que contribui com o processo desse benefício para a comunidade de Parauapebas.

Titula Parauapebas

O Titula Parauapebas foi iniciado em 2020, integrando as ações do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap). O objetivo é promover a regularização fundiária e garantir segurança jurídica das posses para os proprietários dos imóveis de áreas que possuem intervenções de obras do Prosap.

Programa Sua Casa

O “Sua Casa” é desenvolvido pelo governo estadual e tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação. O valor concedido pelo “Sua Casa” é de até 21 mil reais.

Texto: Karine Gomes
Fotos: Ascom/Prefeitura de Parauapebas