Trabalho e renda: prefeitura certifica 48 alunos em Gestão em Vendas

publicado: 27/01/2022 18h14

Foi mais um curso oferecido pela Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda entre outros que virão este ano.
Como toda profissão a de vendedor exige mais do que boa disposição e vontade de trabalhar para alcançar o sucesso profissional: é preciso carisma, conhecer o produto, ter empatia e saber falar bem para convencer o cliente. Só isso? Não, tem muito mais.

E foi o que aprenderam 48 alunos do Curso de Gestão em Vendas oferecido pela Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria de Desenvolvimento (Seden). À frente, a Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter), que em dezembro de 2021 começou a oferecer cursos de capacitação para a população. O primeiro, de confeitaria, formou 44 pessoas.

A turma de Gestão em Vendas foi certificada na última segunda-feira, 26, com o reconhecimento pelos alunos e alunas da oportunidade dada pela prefeitura para um aprendizado que contribui para a melhoria profissional e geração de trabalho e renda.

“Eu gostaria também de agradecer ao poder público, que de fato faz, que esse é o papel: de investir em políticas públicas para que nós cidadãos de Parauapebas possamos acordar também como sociedade e participar mais vezes”, disse a aluna Juliane Oliveira, que teve apoio da empresa onde trabalha para participar do curso juntamente com um colega de profissão.

O coordenador da Ceter, Edmar Rodrigues, explicou que a escolha do curso se deve ao fato de que muita gente entra no ramo de vendas, mas logo desiste diante da primeira dificuldade. “Vender é uma das artes mais difíceis que existem”, observou ele, que espera que os alunos coloquem em prática o aprendizado para ter sucesso de vendas seja como pequeno empreendedor ou como funcionário de loja.

Para este ano, informou Edmar Rodrigues, a Seden está planejando a oferta de vários cursos, com a participação da Ceter. O próximo deve ser voltado novamente para a confeitaria. “Temos a perspectiva de continuar os cursos nessa área, especialmente voltados para a Páscoa”, adiantou o coordenador.

Qualificação de mão de obra

Sempre presente nas certificações das turmas, o secretário de Desenvolvimento, Mariano Júnior, enfatizou que os cursos são importantes para a qualificação de mão de obra. “Gerar emprego e renda é muito importante, mas não basta. É preciso termos oferta de serviços de qualidade que atenda à necessidade e o gosto da população. Então, é essencial que a gente forme pessoas preparadas para o mercado”, disse o titular da Seden.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Jhonathan Felipe/Seden