Parauapebas realiza o Encontro sobre Desenvolvimento Socioeconômico

O evento reuniu empresas, representantes do Sistema S, entidades não governamentais e autoridades que atuam na promoção de políticas públicas de emprego, renda e desenvolvimento local e regional.

publicado: 06/03/2024 11h44

Alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento de Parauapebas (Seden) apresentou sua forma de atuação para seus parceiros. “Nós temos várias atividades através do Sine (Serviço Nacional de Emprego) e outras coordenadorias da secretaria, e queremos levar isso para toda comunidade, especialmente para as entidades e empresas que estão chegando agora no município”, ressalta o responsável pela pasta, João Fontana.

Cerca de 70 empresas participaram do encontro. Eder Jackson, da Geosol, foi um deles. “Esse trabalho é muito importante para que o município possa nos auxiliar no cumprimento do nosso dever socioeconômico, sempre considerando a questão cultural da região, questões de inclusões, treinamento e capacitação para manter a empregabilidade das pessoas”, reforça Jackson.

O diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Carlos Felipe Francês, conta que a política da entidade está alinhada à do poder público. “Nós somos os principais parceiros da indústria local, e consequentemente, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento. O nosso grande público hoje em dia é o feminino, que chega a ser de 80% nas nossas formações. Isso muito nos orgulha, e esta realidade contribui para equalizar o mercado de trabalho”, comemora. E ainda disse: “A gente forma mais de 10 mil pessoas por ano, potencializando formação da mão de obra com cursos de excelência”, enfatiza.

Durante o encontro, a equipe da Seden apresentou dados de geração de emprego dos últimos dois anos. “Nós temos realizado um trabalho incrível e surpreendente. Muita gente pensa que o time é apenas para intermediação de mão de obra, mas não é só isso a gente trabalha também na qualificação e capacitação dos trabalhadores, com auxílio ao empregado, oferta de palestras para empresas e um leque de ações que as pessoas precisam conhecer”, destaca Layla Pinheiro, da Coordenadoria Especial de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter).

Assessoria de Comunicação/PMP