Um destino turístico irresistível, o Garimpo das Pedras foi descoberto por garimpeiros da região há quase três décadas e tem atraído muitos visitantes. Conhecido pelas águas cristalinas, em tom esverdeado, o lugar é destino ideal para quem busca aconchego e maior contato com a natureza. Na área aberta ao público, o destaque é uma piscina de águas quentes, cuja temperatura passa dos 38 graus, rica em potássio e, para muitos, até medicinal. O acesso ao Garimpo das Pedras é pela estrada Paulo Fonteles, sendo que apenas os dez quilômetros finais são em estrada de terra. O trajeto é feito em pouco mais de uma hora com sinalização de placas indicativas em diversos pontos da estrada.
As riquezas naturais do garimpo das pedras são inúmeras e o local ganha este nome, pois de fato existe um garimpo na localidade, conhecido como um dos maiores produtores de ametista do mundo, e além desta pedra é extraído também o citrino e o quartzo incolor.
PISCINA TERMAL DO GARIMPO DAS PEDRAS
AMETISTA
É a variedade de quartzo de cor violeta, que se dá pela presença de fe3+ como impureza. A variação de roxo vai do claro até o bem escuro, sendo a coloração um dos critérios de valorização da pedra.
CITRINO
É uma variedade de quartzo de cor amarela, laranja, excepcionalmente vermelha. basicamente um quartzo com impurezas férricas. o brasil e a Escócia são os maiores produtores mundiais deste mineral.
QUARTZO INCOLOR
O quartzo transparente, também é conhecido como cristal de quartzo, é um mineral feito de átomos de oxigênio e silício. faz parte do sistema de cristal triagonal e tem um brilho vítreo. como o significado sugere, o quartzo é transparente de cor clara a branca, podendo ser chamado também de cristal de rocha.