BioJoias

Parauapebas, o coração da Amazônia, localizada no sudeste do Pará, a aproximadamente 720km da capital Belém, é considerada a Capital do Minério por ter a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo. Além do grande potencial mineral temos em paralelo a gigantesca riqueza da “Flona ou Floresta Nacional de Carajás” uma área de conservação ambiental federal do Brasil, com 411.948 mil hectares de área, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com a mineradora Vale.
Flona Nacional de Carajás possui uma cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas. Sendo permitida nessas áreas, o manejo dos recursos naturais regido pelo Termo de Cooperação Técnica nº 32/2020, entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e o município de Parauapebas. É uma cooperação mútua para apoiar as ações de uso público, extrativismo sustentável, ecoturismo, educação ambiental, apoio aos agricultores familiares do entorno, e desenvolvimento socioambiental nas Unidades de Conservação Federais existentes no município de Parauapebas.
Diante de tamanha riqueza a Prefeitura Municipal de Parauapebas através da Secretaria de Desenvolvimento – Seden, realiza projetos de desenvolvimento sustentável no município. E tendo em vista o potencial do artesanato sustentável, a Coordenação de Extrativismo está realizando o 1º Curso de Produção de Biojoais, mostrando na prática ás alunas como iniciar seu empreendimento produzindo peças de Biojoais com custo zero, utilizando sementes colhidas nas vias urbanas e sementes nativas da Flona de Carajás.
O objetivo do curso é desenvolver a cadeia produtiva do artesanato sustentável promovendo a qualificação profissional para pessoas, em especial, mulheres a partir de 15 anos de idade que desejam empreender em produtos artesanais com objetivo de potencializar a economia criativa por meio do beneficiamento de insumos naturais no município de Parauapebas.
Esse projeto faz parte do Programa Preciosidades da Amazônia, que visa a valorização das riquezas minerais e vegetais da região.

NOME POPULAR

TENTO CAROLINA

NOME CIENTÍFICO

ADENATHERA PAVONINA

Suas sementes possuem cor forte e bicolor, como vermelha e preta em alto contraste, de textura lisa e brilhosa. Seu período de dispersão dura todo o ano, sendo os meses de julho a setembro com maior produção. Devido a sua coloração marcante, as sementes tornaram-se ornamentais e usadas em artesanatos, e criação de Biojoias.

Semente Tento-Carolina

Colar com sementes de tento-carolina com madeira de pinho e fios de cetim vermelho. A peça leva 05 horas para produção e o p e r í o d o d e d i s p e r s ã o (colheita) é o ano todo .

NOME POPULAR

AÇAÍ

NOME CIENTÍFICO

EUTERPE OLERACEA

O Açaí é um fruto típico da região norte do Brasil, mas precisamente no Estado do Pará é comercializado por todo o mundo, e consumido como uma bebida, após seus caroços serem batidos em um processo de extração da polpa. Além do consumo como alimento, ele é um instrumento essencial no Extrativismo, tendo seu uso como base para a produção no artesanato para a criação de Biojoias e produtos ornamentais. 

Colar com caroços de açaí em cores diferentes e fio de algodão

COLAR DE AÇAÍ

NOME POPULAR

SABONETEIRA

NOME CIENTÍFICO

SAPINDUS SAPONARIA