Departamento Especializado em Segurança e Saúde Ocupacional – DESSO

Os serviços de Engenharia de Segurança do Trabalho e Atenção à Saúde do Servidor Municipal de Parauapebas foram instituídos através da Lei Nº 4.580, de 12 de Setembro de 2014, em anexo. Através da referida lei foi criado o DESSO (Departamento Especializado em Segurança e Saúde Ocupacional), que consiste em um serviço destinado ao desenvolvimento de ações técnicas, integradas às práticas de gestão de segurança, saúde e meio ambiente do trabalho, que visa à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, buscando tornar o ambiente de trabalho compatível com a preservação da integridade e a promoção da segurança e saúde dos servidores públicos municipais.

É o departamento que tem como objetivo identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os servidores da Prefeitura Municipal de Parauapebas

Instituir e promover na Prefeitura Municipal de Parauapebas programas de proteção, promoção da saúde e bem–estar de todos os servidores municipais na prevenção de riscos e doenças ocupacionais nos ambientes de trabalho. Aplicando os conhecimentos de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho ao ambiente do Trabalho;

Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de educação permanente;

Esclarecer e conscientizar os Gestores/Servidores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção.